Definição de prazo em projetos de software

Este é um dos capítulos do nosso mais novo ebook “Como lidar com prazos em projetos de software”. Faça o download agora. É grátis! .

Esta ação é mais indicada antes de começar um projeto ou nas primeiras semanas de desenvolvimento, pois é quando normalmente há mais flexibilidade para mudanças de prazos.

Na nossa experiência, já vimos diversos motivos para uma definição de prazo imprópria em um projeto, no entanto a mais recorrente é a falta ou falha de comunicação entre o CTO e o CEO. Com isso, vamos focar em como melhorar essa comunicação para que seja possível alinhar as decisões de negócio com as decisões de tecnologia.

Sabe-se que a área de desenvolvimento de software segue processos que diferem não só do resto da indústria mas muitas vezes difere também das outras áreas na mesma empresa. A quantidade de incertezas são, geralmente, maiores e faz com que o tempo para terminar um projeto seja altamente variável mesmo quando, aparentemente, tenha natureza conhecida. E essa diferença precisa ser entendida por ambos CTO e CEO.



As causas desse desalinhamento podem ser:

  1. Falta de comunicação quando decisões de negócio e tecnologia são tomadas. Essas duas decisões precisam estar em constante harmonia pois uma é o que impulsiona a outra.
  2. Falta de priorização das demandas. Às vezes existem muitas features para serem desenvolvidas de uma vez, sem qualquer priorização. Isso faz com que o processo de desenvolvimento fique saturado e demore para dar vazão a toda essa demanda.
  3. Conflito de mentalidade. Devido aos diferentes backgrounds dos envolvidos e, portanto, diferentes visões sobre a empresa, a relação entre CTO e CEO pode se tornar deficiente e conflitante. Isso impede a evolução do processo por não haver acordos.

Por mais que seja possível dar um manual com um passo-a-passo do que se deve fazer para melhorar essa relação, tudo se resumiria a uma ação: melhorar a comunicação.

Quando você se encontra em posições de alta responsabilidade, você precisa ter um entendimento maior dos seus pares e o trabalho que estes exercem para que consigam, juntos, traçar o futuro da empresa. Por isso, para melhorar a comunicação, é necessário entender melhor como funciona a tomada de decisões do CEO, quais são as estratégias da empresa para os próximos meses e anos e porque elas são importantes.

Com isso feito, é necessária a explicação de como um processo de desenvolvimento de software difere de outros processos, e como lidar com isso da melhor maneira possível. Com ambas as partes a par dos caminhos que precisam ser tomados, é possível alinhar prazos de modo mais fácil.


Como lidar com prazo em projetos de software [e-book gratuito]

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Comments are closed.