5 Estratégias para otimizar o fluxo de desenvolvimento de software

É difícil saber por onde começar quando você se encontra em um ambiente disfuncional. Tudo está pegando fogo e não há tempo disponível. Problemas como prazos apertados, pressão, horas extras, desperdício, insatisfação do cliente e do time tornam ainda mais complicado saber por onde começar e qual o problema mais importante.

Para ajudar em situações como esta, vou apresentar 5 estratégias para serem aplicadas em sequência. Elas estão alinhadas com os princípios Lean e servirão como um guia, esteja você usando Scrum, Kanban, XP ou qualquer outro método.

Essas estratégias chamaram a minha atenção quando participei de um curso chamado SoftwareZen, criado por Alisson Vale, um dos pioneiros em Kanban no Brasil. Recomendo fortemente o curso.

As estratégias foram complementadas com a experiência na Plataformatec e com o conteúdo que eu apresentei no Agile Floripa 2016, RubyConf Brasil 2016 e Agile Brazil 2016.

Uma visão geral das estratégias

Um sistema de trabalho, como qualquer outro sistema, tem uma entrada, uma área de processamento, uma saída e um laço de feedback:

Para generalizar, vamos chamar de “itens de trabalho” todas as coisas que fluem em um sistema de trabalho. A área de processamento lida com os itens de trabalho relacionados ao presente, a entrada do sistema possui itens que serão processados no futuro, e a saída itens que já foram processados

É uma boa prática iniciar as melhorias olhando para o “Presente”, por ser a forma mais rápida de obter resultados. Isso não significa que “Futuro” e “Passado” não importam, mas que são complementares. Aprender com os itens do “Passado” fará seu “Futuro” melhor.

Tendo isso em mente, a figura a seguir mostra como as estratégias se relacionam com as áreas do sistema e também qual a sequência recomendada para aplicá-las:

Você leu acima um trecho inspirado na introdução do e-book que escrevi, 5 Estratégias para otimizar o fluxo de desenvolvimento de software. O e-book é gratuito e conta com o conteúdo abaixo:

BAIXAR E-BOOK GRÁTIS
5 Estratégias para otimizar o fluxo de desenvolvimento de software

Comece pelo trabalho em progresso: A primeira estratégia mostra por que é uma boa ideia começar as melhorias pelo trabalho em progresso (WIP – Work in Progress) do seu sistema de trabalho. Além disso, você vai ficar sabendo como fazer isso através destas práticas:

  • Tangibilizar o fluxo de trabalho atual;
  • Administrar a capacidade;
  • Promover a coordenação tática.

Diminua o tamanho dos entregáveis: Fatiar o trabalho em partes menores ajuda a criar um fluxo de trabalho saudável e é um dos princípios da filosofia Lean. Vou recomendar algumas técnicas para aplicar esta estratégia em diferentes tipos de itens de trabalho.

Promova a colaboração: Quais características devem ser perseguidas para
alcançar a colaboração entre os membros da equipe e da organização? E quais devem ser
evitadas? Isso será abordado na terceira estratégia.

Faça somente a coisa certa: Capacidade de realizar trabalho é preciosa. Trabalhar em coisas que não importam é puro desperdício. A quarta estratégia trará técnicas para ajudar a garantir que você está trabalhando na coisa mais importante no momento, no que diz respeito a negócios, produtos e equipe.

Tangibilize os resultados: A última estratégia traz algumas dicas sobre como dar visibilidade às conquistas, principalmente com métricas. Isso vai ajudar com a previsibilidade, a sensação de progresso e também com dados para guiar a melhoria contínua.

E-book gratuito:
5 Estratégias para otimizar o fluxo de desenvolvimento de software
BAIXAR E-BOOK
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Comments are closed.