{"id":7806,"date":"2018-09-27T10:34:57","date_gmt":"2018-09-27T13:34:57","guid":{"rendered":"http:\/\/blog.plataformatec.com.br\/?p=7806"},"modified":"2018-09-27T14:35:07","modified_gmt":"2018-09-27T17:35:07","slug":"melhorando-o-refinamento-e-a-autonomia-de-times-com-a-implementacao-do-7d","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/blog.plataformatec.com.br\/2018\/09\/melhorando-o-refinamento-e-a-autonomia-de-times-com-a-implementacao-do-7d\/","title":{"rendered":"Melhorando o refinamento e a autonomia de times com a implementa\u00e7\u00e3o do 7D"},"content":{"rendered":"

“\u00c9 melhor ir devagar na dire\u00e7\u00e3o certa do que r\u00e1pido na dire\u00e7\u00e3o errada “. Sabemos que a escrita e o refinamento de User Stories s\u00e3o as principais atividades de um time para se evitar retrabalho e garantir que todos tenham o entendimento detalhado dos itens a serem desenvolvidos. Com o intuito de melhorar o entendimento sobre as hist\u00f3rias de usu\u00e1rio, a autonomia do time e o processo de refinamento, utilizamos em um dos projetos da Plataformatec a ferramenta <\/span>7 Product Dimensions<\/span><\/a> ou 7D. Neste blogpost vou comentar sobre como foi a sua utiliza\u00e7\u00e3o no dia a dia do projeto e os benef\u00edcios da utiliza\u00e7\u00e3o.<\/span><\/p>\n

O Cen\u00e1rio<\/b><\/p>\n

Para contextualizar um pouco o cen\u00e1rio deste projeto, o <\/span>squad<\/span><\/i> em que atuei come\u00e7ou a crescer e, tendo maior <\/span>capacity, <\/span><\/i>o n\u00famero de demandas tamb\u00e9m cresceu. T\u00ednhamos os desafios de lidar com o aumento nas informa\u00e7\u00f5es relativas \u00e0s demandas dentro do <\/span>squad<\/span><\/i> com um grande n\u00famero de membros e aumentar a qualidade das solu\u00e7\u00f5es propostas para o sistema. Com estes desafios \u00e0 frente, uma das decis\u00f5es foi usar o 7D para melhorar o entendimento do time no processo de refinamento e aumentar o engajamento nas discuss\u00f5es sobre a solu\u00e7\u00e3o proposta.<\/span><\/p>\n

Entendendo melhor o problema<\/b><\/p>\n

O primeiro desafio que encontramos foi fazer com que o Product Owner se preocupasse mais em entender o problema que precisava ser resolvido por cada demanda de trabalho. Para atingir este primeiro objetivo, uma estrutura para entender melhor o problema foi montada para que o PO pudesse seguir e garantir que tinha coletado informa\u00e7\u00f5es suficientes sobre o que precisava ser desenvolvido e se preocupasse menos na solu\u00e7\u00e3o do que seria desenvolvido. A partir de um <\/span>Value Proposition Canvas<\/span><\/a> (em breve teremos um blogpost sobre este m\u00e9todo), o PO levava para o time algumas perguntas respondidas, como:<\/span><\/p>\n