{"id":593,"date":"2010-01-17T21:00:37","date_gmt":"2010-01-18T00:00:37","guid":{"rendered":"http:\/\/blog.plataformatec.com.br\/?p=593"},"modified":"2010-04-22T14:56:31","modified_gmt":"2010-04-22T17:56:31","slug":"o-que-aprendemos-em-2009-the-plataforma-way","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/blog.plataformatec.com.br\/2010\/01\/o-que-aprendemos-em-2009-the-plataforma-way\/","title":{"rendered":"O que aprendemos em 2009 – The Plataforma Way"},"content":{"rendered":"
2009 se foi. Foram 10 meses muito agitados para n\u00f3s. Aprendizado intenso, momentos de cansa\u00e7o f\u00edsico, desafios constantes e d\u00favidas sobre o futuro s\u00e3o fatores que est\u00e3o presentes no nosso dia-a-dia.<\/p>\n
Antes de iniciar as opera\u00e7\u00f5es da Plataforma Tecnologia (fev\/09), nos question\u00e1vamos duas perguntas que davam frio na barriga:<\/p>\n
Como fazer uma empresa de servi\u00e7os dar certo?! N\u00e3o sab\u00edamos as respostas. Mas est\u00e1vamos l\u00e1. Aqui estamos: tentando.<\/p>\n \u00c9 dif\u00edcil dizer se a Plataforma Tecnologia ser\u00e1 bem sucedida ou n\u00e3o. S\u00f3 o futuro dir\u00e1.<\/p>\n O que podemos dizer \u00e9 que avan\u00e7amos muito mais do que imagin\u00e1vamos e acreditamos estar na dire\u00e7\u00e3o certa. \u00a0Sabemos onde queremos chegar, mas h\u00e1 in\u00fameros caminhos para escolher. Uns melhores, outros piores.<\/p>\n Fato \u00e9 que durante 2009 descobrimos algumas coisas que consideramos valiosas e queremos compartilhar nossa opini\u00e3o. \u00a0Seguem abaixo.<\/p>\n Espero que estes t\u00f3picos possam ajudar startups e outras empresas iniciantes.<\/p>\n Gostaria de pedir que ajudem a enriquecer o post e comentem. Compartilhem suas experi\u00eancias!<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" 2009 se foi. Foram 10 meses muito agitados para n\u00f3s. Aprendizado intenso, momentos de cansa\u00e7o f\u00edsico, desafios constantes e d\u00favidas sobre o futuro s\u00e3o fatores que est\u00e3o presentes no nosso dia-a-dia. Antes de iniciar as opera\u00e7\u00f5es da Plataforma Tecnologia (fev\/09), nos question\u00e1vamos duas perguntas que davam frio na barriga: Como fazer uma empresa de servi\u00e7os … \u00bb<\/a><\/p>\n","protected":false},"author":6,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"ngg_post_thumbnail":0,"footnotes":""},"categories":[3],"tags":[52],"aioseo_notices":[],"jetpack_sharing_enabled":true,"jetpack_featured_media_url":"","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/blog.plataformatec.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/593"}],"collection":[{"href":"https:\/\/blog.plataformatec.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/blog.plataformatec.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/blog.plataformatec.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/6"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/blog.plataformatec.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=593"}],"version-history":[{"count":65,"href":"https:\/\/blog.plataformatec.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/593\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":909,"href":"https:\/\/blog.plataformatec.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/593\/revisions\/909"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/blog.plataformatec.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=593"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/blog.plataformatec.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=593"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/blog.plataformatec.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=593"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}
\nComo sair da in\u00e9rcia e conquistar os primeiros clientes?!<\/em><\/p>\n
\nCada um com suas habilidades e todos com um sentimento que se equilibrava entre arrog\u00e2ncia e inoc\u00eancia. Sem motivos muito claros, n\u00f3s simplesmente acredit\u00e1vamos que poderia dar certo.\u00a0 Ent\u00e3o, por que n\u00e3o tentar?<\/p>\n\n
\nN\u00e3o se esque\u00e7a que \u00e9 o seu cliente que tem o conhecimento sobre o segmento\/neg\u00f3cio e uma boa solu\u00e7\u00e3o ser\u00e1 resultado de um trabalho conjunto. Se um cliente n\u00e3o se dispuser a trabalhar em conjunto para desenhar uma solu\u00e7\u00e3o, ent\u00e3o caia fora. Este projeto ter\u00e1 grandes chances de ter problemas.<\/li>\n
\nDescobrimos que vale a pena fazer planejamentos com maior freq\u00fc\u00eancia e com horizontes mais curtos. \u00c9 como se a cada 6 meses a empresa estivesse realizando um \u201crelease\u201d. Fa\u00e7a \u201cretrospectivas\u201d, \u201crelease plannings\u201d, \u201csprint plannings\u201d relativos \u00e0 empresa e priorize a execu\u00e7\u00e3o do que trar\u00e1 mais valor durante os pr\u00f3ximos 6 meses. A grande vantagem de uma empresa de pequeno porte \u00e9 sua capacidade de responder \u00e0 mudan\u00e7as (agilidade). Aproveite-a!<\/li>\n
\nMas da nossa experi\u00eancia, posso afirmar que valeu a pena n\u00e3o se desviar do DNA. Quando olhamos para tr\u00e1s, fica muito claro que tomamos boas decis\u00f5es. Warren Buffet j\u00e1 dizia… “In the business world, the rear view mirror is always clearer than the windshield<\/em>“.
\n\u00c9 a mais pura verdade!<\/li>\n<\/ul>\n