{"id":6241,"date":"2017-04-20T15:43:37","date_gmt":"2017-04-20T18:43:37","guid":{"rendered":"http:\/\/blog.plataformatec.com.br\/?p=6241"},"modified":"2017-09-05T14:18:26","modified_gmt":"2017-09-05T17:18:26","slug":"dilemas-de-uma-equipe-de-produto-desenhando-uma-entrega","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/blog.plataformatec.com.br\/2017\/04\/dilemas-de-uma-equipe-de-produto-desenhando-uma-entrega\/","title":{"rendered":"Dilemas de PO: priorizar features e projetar entregas"},"content":{"rendered":"
Se voc\u00ea gerencia um produto de software<\/em> que j\u00e1 est\u00e1 em uso, \u00e9 bem prov\u00e1vel que j\u00e1 tenha se deparado com duas perguntas ao pensar em evolu\u00e7\u00f5es e melhorias da aplica\u00e7\u00e3o:<\/p>\n Neste blog post, teremos a oportunidade de discutir algumas abordagens que poder\u00e3o ajudar voc\u00ea a responder tais questionamentos (neste ano, falarei mais sobre o assunto aqui no blog).<\/p>\n Tenho observado um movimento de gest\u00e3o de produtos que vem concretizando os princ\u00edpios por tr\u00e1s do Lean Startup<\/em> que diziam: construa, me\u00e7a e aprenda. A partir da \u00f3tica de medir<\/strong>\u00a0e aprender<\/strong>, \u00e9 percept\u00edvel que gestoras e gestores de produto come\u00e7am a levantar hip\u00f3teses de neg\u00f3cio a partir de m\u00e9tricas como taxa de convers\u00e3o, recorr\u00eancia mensal, taxa de evas\u00e3o, an\u00e1lise da intera\u00e7\u00e3o dos usu\u00e1rios nos fluxos cr\u00edticos da aplica\u00e7\u00e3o, etc.<\/p>\n Voltando para a primeira pergunta que abriu o texto, nos deparamos com atributos quantitativos que nos permitem priorizar o que precisamos construir. Tal ferramental sustenta a ideia de que estamos interessados em melhorar os resultados do produto a partir de n\u00fameros.<\/p>\n Antes que algu\u00e9m me crucifique, nem s\u00f3 baseados em n\u00fameros devem ser os fatores para a prioriza\u00e7\u00e3o de novas features<\/em> dos produtos que trabalhamos. Caso voc\u00ea tenha a possibilidade de se aproximar do seu usu\u00e1rio para pergunt\u00e1-lo o que ele deseja, voc\u00ea tamb\u00e9m estar\u00e1 aumentando a probabilidade de construir algo que traga valor para ele. Dados qualitativos podem ser coletados atrav\u00e9s de question\u00e1rios online<\/em>, pesquisas de campo, an\u00e1lises de intera\u00e7\u00e3o a partir de prot\u00f3tipos, etc.<\/p>\n Ao priorizarmos uma funcionalidade, estamos em busca de gerarmos uma solu\u00e7\u00e3o que traga valor para nossos usu\u00e1rios, clientes, acionistas e empresa. Em outras palavras, podemos dizer que estamos em busca de encontrarmos uma rela\u00e7\u00e3o positiva na equa\u00e7\u00e3o de valor que nada mais \u00e9 do que a diferen\u00e7a entre o valor criado pela solu\u00e7\u00e3o menos o pre\u00e7o pago por ela #maisvalorporfavor.<\/p>\n Quadro de abordagens quali e quantitativa<\/p><\/div>\n Dado que priorizamos aquilo que \u00e9 mais importante para a sa\u00fade do produto e para os usu\u00e1rios, um segundo questionamento que por vezes fica na cabe\u00e7a \u00e9: quanto tempo levaremos para entregar essa nova feature<\/em>?<\/p>\n Partindo do pressuposto que vivemos em um contexto incerto (sim, acredite, desenvolver softwar<\/em>e n\u00e3o \u00e9 algo determin\u00edstico), trabalhar com cen\u00e1rios de entrega passa a ser uma abordagem mais confi\u00e1vel. Ao utilizar proje\u00e7\u00f5es voc\u00ea passa a calcular ou predizer um evento futuro a partir da an\u00e1lise dos dados dispon\u00edveis (passado).<\/p>\n Para que isso seja poss\u00edvel, sugiro que voc\u00ea e a sua equipe passem a monitorar uma m\u00e9trica de processo: lead time (n\u00famero de dias entre o in\u00edcio e o fim do processo de entrega de uma hist\u00f3ria do usu\u00e1rio, um bug, etc.).<\/p>\n Em outras oportunidades tivemos a chance de discutir formas de analisar o lead time (\u201cLooking at Lead Time in a different way\u201d<\/a> e \u201cWhy we love metrics? Learning with Lead time\u201d<\/a>), por\u00e9m, gostaria de compartilhar como o percentil pode ser uma refer\u00eancia \u00fatil para desenhar cen\u00e1rios futuros a partir de refer\u00eancias do passado.<\/p>\n Se voc\u00ea n\u00e3o conhece, percentil \u00e9 uma medida que divide a amostra ordenada (por ordem crescente dos dados) em 100 partes, cada uma com uma percentagem de dados aproximadamente igual. Traduzindo e relacionando com uma distribui\u00e7\u00e3o de lead time<\/em>, \u00e9 como se analis\u00e1ssemos o lead time<\/em>\u00a0das demandas que foram entregues e discut\u00edssemos qual o percentual de chances de um determinado valor ser atingido a partir do percentil.<\/p>\n Em um projeto recente utilizamos a informa\u00e7\u00e3o de percentil para projetar poss\u00edveis prazos de entrega de uma demanda de neg\u00f3cio que havia sido priorizada pelo Product Owner (PO) da c\u00e9lula em que trabalhamos.<\/p>\n Histograma de lead time<\/p><\/div>\n A equipe utilizou o histograma acima e passou a seguinte an\u00e1lise do cen\u00e1rio ao PO:<\/p>\n A partir dos dados acima, o time demonstrou confian\u00e7a de entregar a demanda entre 6 e\u00a012 dias. Com tal informa\u00e7\u00e3o em m\u00e3os, o PO tra\u00e7ou o plano de comunica\u00e7\u00e3o e promo\u00e7\u00e3o do novo recurso do produto. Se voc\u00ea ficou curioso em saber, a demanda foi entregue em 8 dias.<\/p>\n Ao utilizar tal abordagem de proje\u00e7\u00e3o, o time e o PO se sentiram mais confort\u00e1veis e confiantes. Caso o PO tivesse imposto para o time que a nova demanda deveria ser entregue em 3 dias, com posse das informa\u00e7\u00f5es de percentil, o time teria insumos para dizer que seria muito dif\u00edcil entreg\u00e1-la pelo simples fato de que apenas 25% das demandas entregues foram conclu\u00eddas no prazo determinado (percentil 25).<\/p>\n Fecho esse texto com algumas sugest\u00f5es:<\/p>\n E voc\u00ea? Como tem priorizado e projetado suas entregas? Quais m\u00e9tricas e abordagens tem utilizado? Compartilhe sua opini\u00e3o nos coment\u00e1rios abaixo. Estou curioso para aprender com o seu exemplo.<\/p>\n Se est\u00e1 interessado saber mais como lidar com prazos de projetos de software<\/em>\u00a0n\u00e3o deixe de conferir nosso e-book gratuito sobre o assunto<\/a>.<\/p>\n Se voc\u00ea gerencia um produto de software que j\u00e1 est\u00e1 em uso, \u00e9 bem prov\u00e1vel que j\u00e1 tenha se deparado com duas perguntas ao pensar em evolu\u00e7\u00f5es e melhorias da aplica\u00e7\u00e3o: Como prioriz\u00e1-las? Quando elas ser\u00e3o entregues? Neste blog post, teremos a oportunidade de discutir algumas abordagens que poder\u00e3o ajudar voc\u00ea a responder tais questionamentos … \u00bb<\/a><\/p>\n","protected":false},"author":43,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"ngg_post_thumbnail":0,"footnotes":""},"categories":[3],"tags":[123,254,275,166,260,15],"aioseo_notices":[],"jetpack_sharing_enabled":true,"jetpack_featured_media_url":"","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/blog.plataformatec.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/6241"}],"collection":[{"href":"https:\/\/blog.plataformatec.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/blog.plataformatec.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/blog.plataformatec.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/43"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/blog.plataformatec.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=6241"}],"version-history":[{"count":17,"href":"https:\/\/blog.plataformatec.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/6241\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":6666,"href":"https:\/\/blog.plataformatec.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/6241\/revisions\/6666"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/blog.plataformatec.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=6241"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/blog.plataformatec.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=6241"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/blog.plataformatec.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=6241"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}\n
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