{"id":6241,"date":"2017-04-20T15:43:37","date_gmt":"2017-04-20T18:43:37","guid":{"rendered":"http:\/\/blog.plataformatec.com.br\/?p=6241"},"modified":"2017-09-05T14:18:26","modified_gmt":"2017-09-05T17:18:26","slug":"dilemas-de-uma-equipe-de-produto-desenhando-uma-entrega","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/blog.plataformatec.com.br\/2017\/04\/dilemas-de-uma-equipe-de-produto-desenhando-uma-entrega\/","title":{"rendered":"Dilemas de PO: priorizar features e projetar entregas"},"content":{"rendered":"
Se voc\u00ea gerencia um produto de software<\/em> que j\u00e1 est\u00e1 em uso, \u00e9 bem prov\u00e1vel que j\u00e1 tenha se deparado com duas perguntas ao pensar em evolu\u00e7\u00f5es e melhorias da aplica\u00e7\u00e3o:<\/p>\n Neste blog post, teremos a oportunidade de discutir algumas abordagens que poder\u00e3o ajudar voc\u00ea a responder tais questionamentos (neste ano, falarei mais sobre o assunto aqui no blog).<\/p>\n Tenho observado um movimento de gest\u00e3o de produtos que vem concretizando os princ\u00edpios por tr\u00e1s do Lean Startup<\/em> que diziam: construa, me\u00e7a e aprenda. A partir da \u00f3tica de medir<\/strong>\u00a0e aprender<\/strong>, \u00e9 percept\u00edvel que gestoras e gestores de produto come\u00e7am a levantar hip\u00f3teses de neg\u00f3cio a partir de m\u00e9tricas como taxa de convers\u00e3o, recorr\u00eancia mensal, taxa de evas\u00e3o, an\u00e1lise da intera\u00e7\u00e3o dos usu\u00e1rios nos fluxos cr\u00edticos da aplica\u00e7\u00e3o, etc.<\/p>\n Voltando para a primeira pergunta que abriu o texto, nos deparamos com atributos quantitativos que nos permitem priorizar o que precisamos construir. Tal ferramental sustenta a ideia de que estamos interessados em melhorar os resultados do produto a partir de n\u00fameros.<\/p>\n Antes que algu\u00e9m me crucifique, nem s\u00f3 baseados em n\u00fameros devem ser os fatores para a prioriza\u00e7\u00e3o de novas features<\/em> dos produtos que trabalhamos. Caso voc\u00ea tenha a possibilidade de se aproximar do seu usu\u00e1rio para pergunt\u00e1-lo o que ele deseja, voc\u00ea tamb\u00e9m estar\u00e1 aumentando a probabilidade de construir algo que traga valor para ele. Dados qualitativos podem ser coletados atrav\u00e9s de question\u00e1rios online<\/em>, pesquisas de campo, an\u00e1lises de intera\u00e7\u00e3o a partir de prot\u00f3tipos, etc.<\/p>\n Ao priorizarmos uma funcionalidade, estamos em busca de gerarmos uma solu\u00e7\u00e3o que traga valor para nossos usu\u00e1rios, clientes, acionistas e empresa. Em outras palavras, podemos dizer que estamos em busca de encontrarmos uma rela\u00e7\u00e3o positiva na equa\u00e7\u00e3o de valor que nada mais \u00e9 do que a diferen\u00e7a entre o valor criado pela solu\u00e7\u00e3o menos o pre\u00e7o pago por ela #maisvalorporfavor.<\/p>\n\n