{"id":7092,"date":"2018-01-11T11:07:32","date_gmt":"2018-01-11T13:07:32","guid":{"rendered":"http:\/\/blog.plataformatec.com.br\/?p=7092"},"modified":"2018-09-25T17:11:11","modified_gmt":"2018-09-25T20:11:11","slug":"o-que-seriam-boas-metricas-para-produtos-digitais","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/blog.plataformatec.com.br\/2018\/01\/o-que-seriam-boas-metricas-para-produtos-digitais\/","title":{"rendered":"O que seriam boas m\u00e9tricas para produtos digitais?"},"content":{"rendered":"

Em Dilemas de PO: priorizar features e projetar entregas<\/a> tive a oportunidade de compartilhar a import\u00e2ncia do uso de m\u00e9tricas de neg\u00f3cio quali e quantitativas para a prioriza\u00e7\u00e3o de funcionalidades em equipes de produto. No blog post de hoje, gostaria de aprofundar um pouco mais no assunto e falar sobre o que seriam boas m\u00e9tricas de neg\u00f3cio.<\/p>\n

Caracter\u00edsticas de uma boa m\u00e9trica de neg\u00f3cio<\/h2>\n

Primeiramente, uma boa m\u00e9trica de neg\u00f3cio deve ser compar\u00e1vel. Saber que a taxa de convers\u00e3o de pessoas interessadas no seu produto para clientes \u00e9 de 10% n\u00e3o lhe servir\u00e1 para muita coisa se voc\u00ea n\u00e3o tiver como analisar o comportamento da mesma ao longo do tempo. Como estava a m\u00e9trica na semana passada? No m\u00eas passado? No ano anterior? As convers\u00f5es est\u00e3o crescendo? Responder quest\u00f5es como essa permitir\u00e3o que voc\u00ea possa fazer melhor uso da m\u00e9trica.<\/p>\n

Outra caracter\u00edstica importante sobre m\u00e9tricas de neg\u00f3cio \u00e9 que elas devem ser simples para que todos compreendam o que elas representam.<\/p>\n

A m\u00e9trica de neg\u00f3cio deve tamb\u00e9m ser uma rela\u00e7\u00e3o ou uma taxa. A quantidade de usu\u00e1rios pode ser pouco \u00fatil, por\u00e9m, a porcentagem de usu\u00e1rios ativos di\u00e1rios j\u00e1 poder\u00e1 trazer tend\u00eancias de crescimento. Raz\u00f5es e taxas s\u00e3o comparativas, o que o ajudam a tomar melhores decis\u00f5es.<\/p>\n

Por fim, lembre-se: m\u00e9tricas de neg\u00f3cio boas se transformam. Se a m\u00e9trica muda e voc\u00ea n\u00e3o sabe a motiva\u00e7\u00e3o ou o que fazer com ela, ent\u00e3o voc\u00ea tem uma m\u00e9trica ruim.<\/p>\n

M\u00e9tricas de produto<\/h2>\n

A seguir, listarei um conjunto de m\u00e9tricas que voc\u00ea poder\u00e1 utilizar quando tiver o trabalho de analisar os resultados dos produtos de software, por\u00e9m, sugiro leituras complementares como Lean Analytics e Product Management (uma boa dica de leitura \u00e9 o livro Gest\u00e3o de produtos de software: como aumentar as chances de sucesso do seu software<\/a> do Joaquim Torres).<\/p>\n