{"id":8556,"date":"2019-01-28T15:32:43","date_gmt":"2019-01-28T17:32:43","guid":{"rendered":"http:\/\/blog.plataformatec.com.br\/?p=8556"},"modified":"2019-02-11T15:30:08","modified_gmt":"2019-02-11T17:30:08","slug":"tipos-de-demanda-e-classes-de-servico-afinal-e-tudo-a-mesma-coisa","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/blog.plataformatec.com.br\/2019\/01\/tipos-de-demanda-e-classes-de-servico-afinal-e-tudo-a-mesma-coisa\/","title":{"rendered":"Tipos de Demanda e Classes de Servi\u00e7o: Afinal, \u00e9 tudo a mesma coisa?"},"content":{"rendered":"\n
Certo dia, durante uma conversa sobre STATIK (Systems Thinking Approach to Implement Kanban) com outros colegas da Plataformatec, foi levantada uma d\u00favida interessante durante esse debate e que pode fazer parte do dia a dia de quem tem adotado as pr\u00e1ticas do m\u00e9todo Kanban: Qual \u00e9 a diferen\u00e7a de tipos de demanda e as classes de servi\u00e7o? Elas querem dizer a mesma coisa mas com nomes diferentes ou s\u00e3o de fato coisas distintas? Vou tentar explicar para voc\u00eas neste blogpost.<\/p>\n\n\n\n
Mas antes de tudo, vamos falar brevemente do que se trata o STATIK para ficarmos todos na mesma p\u00e1gina.<\/p>\n\n\n\n
O STATIK trata-se de uma abordagem difundida por David Anderson (autor do m\u00e9todo Kanban) e posteriormente por Mike Burrows (autor do livro Kanban from Inside), para se compreender como um sistema de trabalho se comporta e como aplicar\/melhorar a ado\u00e7\u00e3o do Kanban dentro de um produto ou servi\u00e7o atrav\u00e9s da execu\u00e7\u00e3o de alguns passos explorat\u00f3rios. Segundo David, estes passos n\u00e3o necessariamente precisam ser executados de forma sequencial mas, eles geram insumos e conhecimentos para o processo de melhoria cont\u00ednua e a ado\u00e7\u00e3o propriamente dita do Kanban (podendo inclusive serem revisitados conforme a necessidade).<\/p>\n\n\n\n
Os passos s\u00e3o:<\/p>\n\n\n\n
Como podemos ver nesta listagem, encontramos tanto uma etapa relacionada \u00e0 demanda quanto \u00e0 classe de servi\u00e7o (destacados em negrito) e ali os assuntos come\u00e7am a se misturar. N\u00e3o entraremos em m\u00e9ritos de explora\u00e7\u00e3o a fundo desses dois passos, e sim aprender a diferenciar e entender como as demandas e classes de servi\u00e7o se relacionam. Quando falamos de demandas, automaticamente lembramos de User Stories, Bugs e afins. Mas, como enquadramos estas demandas de trabalho para que recebam o tratamento adequado em termos de prioriza\u00e7\u00e3o ou urg\u00eancia?<\/p>\n\n\n\n
Vamos por partes:<\/p>\n\n\n\n
Todo item de trabalho, ou demanda, possui um conjunto de informa\u00e7\u00f5es que a definem e que podemos chamar de suas caracter\u00edsticas<\/strong>. Dentre essas caracter\u00edsticas podemos destacar a motiva\u00e7\u00e3o que existe por tr\u00e1s desta tarefa, a natureza do trabalho que ser\u00e1 desenvolvido (A cria\u00e7\u00e3o de algo novo, uma melhoria ou uma corre\u00e7\u00e3o por exemplo), o solicitante, a persona que ir\u00e1 interagir com o resultado daquele trabalho, dentre outras.<\/p>\n\n\n\n Atrav\u00e9s desse conjunto de informa\u00e7\u00f5es, conseguimos agrupar estes itens de acordo com suas semelhan\u00e7as e damos origem aos tipos de demanda. Utilizando como exemplo demandas de desenvolvimento de software, alguns tipos de demanda que s\u00e3o classicamente utilizados por todos (ou quase todos) os times de desenvolvimento s\u00e3o:<\/p>\n\n\n\n A utiliza\u00e7\u00e3o ou n\u00e3o destes tipos ou at\u00e9 de algum outro em espec\u00edfico devem ser consideradas mediante ao contexto, necessidade do time ou do escopo de trabalho daquele momento. Existem outros tipos como os Spikes\/PoC(Proof of concept<\/em>), que correspondem a esfor\u00e7os tempor\u00e1rios de pesquisa e valida\u00e7\u00e3o antes de uma implementa\u00e7\u00e3o efetiva, e que podem ou n\u00e3o fazer sentido dependendo do tipo de atividade que a equipe desempenha. Equipes de outras \u00e1reas de neg\u00f3cio como suporte ou vendas, muito provavelmente ter\u00e3o tipos de demandas diferentes a se trabalhar. Resumindo, os tipos de demanda dizem respeitos aos diferentes tipos de trabalhos que uma equipe precisa lidar, de acordo com suas caracter\u00edsticas comuns.<\/p>\n\n\n\n Como dito anteriormente, os diferentes tipos de demandas (ou at\u00e9 mesmo diferentes demandas do mesmo tipo) podem exigir diferentes tipos de tratamento de acordo com suas caracter\u00edsticas. \u00c9 a\u00ed que entram as Classes de Servi\u00e7o<\/strong>. Cada classe de servi\u00e7o corresponde a uma forma diferente de tratar as demandas de trabalho de um time diferenciando-o em termos de prioriza\u00e7\u00e3o, senso de urg\u00eancia e fluxo de trabalho baseado nas suas pr\u00f3prias defini\u00e7\u00f5es. Baseado nas suas pr\u00f3prias defini\u00e7\u00f5es, nascem o que chamamos de pol\u00edticas expl\u00edcitas do processo<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n As pol\u00edticas s\u00e3o regras e acordos definidos pelo pr\u00f3prio time e orientam fluxos de trabalhos dentro do sistema. De acordo com o m\u00e9todo Kanban, \u00e9 importante que todas essas pol\u00edticas sejam registradas e acess\u00edveis ao time para que todos possam conhec\u00ea-las e aplic\u00e1-las no dia-a-dia de trabalho. Isto contribuir\u00e1 para uma melhor gest\u00e3o de riscos e aumentar\u00e1 a previsibilidade de entrega mediante o seu enquadramento e tamb\u00e9m trar\u00e1 alinhamento de expectativas com todas as pessoas envolvidas com a demanda.<\/p>\n\n\n\n Existem 4 tipos de classes de servi\u00e7o que comumente s\u00e3o utilizadas com o m\u00e9todo Kanban. S\u00e3o elas:<\/p>\n\n\n\n Agora algumas ressalvas:<\/p>\n\n\n\n O que quer dizer diferentes fluxos de trabalho? Itens com classes diferentes podem requerer outro tipo de processo em rela\u00e7\u00e3o a como a demanda vai caminhar at\u00e9 a sua entrega. Para exemplificar melhor a defini\u00e7\u00e3o apresentada anteriormente vamos imaginar que o processo padr\u00e3o de um time seja composto da seguinte forma:<\/p>\n\n\n\nClasses de servi\u00e7o: O que s\u00e3o? Onde vivem? Do que se alimentam?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n