{"id":9044,"date":"2019-05-29T15:30:14","date_gmt":"2019-05-29T18:30:14","guid":{"rendered":"http:\/\/blog.plataformatec.com.br\/?p=9044"},"modified":"2019-09-24T15:49:16","modified_gmt":"2019-09-24T18:49:16","slug":"precisamos-dar-um-peso-maior-para-o-v-do-mvp","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/blog.plataformatec.com.br\/2019\/05\/precisamos-dar-um-peso-maior-para-o-v-do-mvp\/","title":{"rendered":"Precisamos dar um peso maior para o “V” do MVP"},"content":{"rendered":"

O que \u00e9 MVP?<\/strong><\/p>\n

O MVP<\/strong>\u00a0(Minimum Viable Product<\/em>) \u00e9 um acr\u00f4nimo comumente utilizado nos ambientes de desenvolvimento de produtos digitais, significando produto m\u00ednimo vi\u00e1vel<\/strong>. Foi criado por Frank Robinson em 2001 e mundialmente popularizada por Eric Ries dentro da metodologia da Lean Startup.<\/p>\n

Eric Ries define MVP<\/em><\/strong> como “uma vers\u00e3o de um novo produto que permita que a equipe colete o m\u00e1ximo de aprendizado sobre seus clientes, com o menor esfor\u00e7o poss\u00edvel”, conforme escrito em seu blog<\/a><\/em>.<\/p>\n

Essa ideia vem do ponto de vista de que vale mais a pena lan\u00e7ar um produto simplificado<\/strong>, mas que satisfa\u00e7a a necessidade do cliente<\/strong>, que um produto completo<\/strong>. O motivo disso se d\u00e1 pelo fato de poder testar<\/strong>\u00a0se aquela hip\u00f3tese tem o valor esperado para os clientes e caso n\u00e3o o tenha, \u00e9 poss\u00edvel alterar a proposta de valor do produto ou na pior das hip\u00f3teses, jogar tudo fora. No caso de jogar tudo fora, a perda sobre o investimento realizado (principalmente tempo e dinheiro) acaba sendo em uma escala menor.<\/p>\n

Por\u00e9m nos \u00faltimos anos, o conceito de MVP<\/em><\/strong> vem sendo alterado ao absorver muitos conceitos do MMP<\/em><\/strong> (Minimal Marketable Product<\/em><\/a>). O MMP<\/em><\/strong> dita o m\u00ednimo que um produto precisa possuir, para que ele seja rent\u00e1vel. Isso implica em um maior cuidado com o que estamos entregando aos nossos clientes, mas no geral vejo que n\u00e3o estamos nos atentando a essa troca de paradigma.<\/p>\n

Outro grande valor que temos ao absorver os conceitos de MMP<\/strong><\/em> no MVP<\/strong><\/em> \u00e9 que ao lan\u00e7ar o produto no mercado, a empresa pode come\u00e7ar a utilizar sua receita<\/strong>\u00a0como reinvestimento nas altera\u00e7\u00f5es e melhorias, antes do que seria normalmente poss\u00edvel.<\/p>\n

Dessa forma podemos resumir que os objetivos do MVP<\/strong><\/em>\u00a0s\u00e3o:<\/p>\n