{"id":9196,"date":"2019-08-22T11:43:36","date_gmt":"2019-08-22T14:43:36","guid":{"rendered":"http:\/\/blog.plataformatec.com.br\/?p=9196"},"modified":"2019-08-22T13:15:18","modified_gmt":"2019-08-22T16:15:18","slug":"mapeando-stakeholders-em-projetos-digitais","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/blog.plataformatec.com.br\/2019\/08\/mapeando-stakeholders-em-projetos-digitais\/","title":{"rendered":"Mapeando Stakeholders em Projetos Digitais"},"content":{"rendered":"
Ser\u00e1 que desenvolver produtos digitais envolve apenas compreender as necessidades das pessoas usu\u00e1rias? Como fica a gest\u00e3o das expectativas de quem est\u00e1 dentro da empresa (por exemplo: \u00e1reas de neg\u00f3cio, atendimento etc.)? Faz sentido se preocupar com pessoas que nem demandaram as evolu\u00e7\u00f5es e melhorias do produto? Mesmo a equipe trabalhando de forma t\u00e3o \u00e1gil, existem pessoas que ficam incomodadas por n\u00e3o saberem o que est\u00e1 acontecendo com o produto? Bem, talvez este texto possa lhe ajudar na gest\u00e3o da expectativas de\u00a0Stakeholders<\/em>.<\/p>\n Uma atividade muito importante que deve ser realizada pelo Gerente de Projetos ou pelo Gerente de Produto \u00e9 o mapeamento e a gest\u00e3o dos Stakeholders<\/em>. Embora o usu\u00e1rio final seja sempre o mais impactado, por ser o foco do desenvolvimento do produto, tamb\u00e9m precisamos identificar as outras figuras que englobam esse cen\u00e1rio.<\/p>\n<\/div>\n Essa atividade \u00e9 muito importante para termos visibilidade dos interesses que podem ser divergentes entre os Stakeholders<\/em>\u00a0e, com isso, tra\u00e7ar estrat\u00e9gias para lidar com essas diferen\u00e7as, tentando manter uma vis\u00e3o \u00fanica para o produto. O maior risco em n\u00e3o fazer uma boa gest\u00e3o das expectativas desses\u00a0Stakeholders<\/em>\u00a0\u00e9 produzir um produto que n\u00e3o atende as necessidades corretas ou n\u00e3o conseguir continuar com o desenvolvimento do produto por falta de endossamento dos principais\u00a0Stakeholders<\/em>.<\/p>\n<\/div>\n Definimos por Stakeholder<\/em>\u00a0qualquer pessoa e\/ou comunidade afetada pela cria\u00e7\u00e3o de um produto, seja pelo projeto em si ou pelo resultado esperado. Devemos ter claro quem s\u00e3o os\u00a0Stakeholders<\/em>\u00a0que s\u00e3o impactados ou que podem impactar um projeto. Dessa forma, a primeira a\u00e7\u00e3o a fazer \u00e9 um levantamento dessas pessoas\/comunidades. Algumas dicas de perguntas que voc\u00ea pode se fazer, dependo do seu contexto, para ajudar a identific\u00e1-los s\u00e3o:<\/p>\n<\/div>\n Ap\u00f3s feito o mapeamento e termos claro quem s\u00e3o os Stakeholders<\/em>\u00a0daquele projeto\/produto devemos classific\u00e1-los entre os que s\u00e3o\u00a0impactados pelo produto<\/strong>\u00a0(chamamos estes de\u00a0Stakeholders<\/em>\u00a0de produto<\/strong>) e os\u00a0impactados pelo projeto <\/strong>(chamamos estes de\u00a0Stakeholders de projeto<\/strong>).<\/p>\n<\/div>\n Os Stakeholders de produto<\/strong> s\u00e3o todos aqueles afetados pelo produto a ser constru\u00eddo, obviamente o principal Stakeholder<\/em>\u00a0dessa classe s\u00e3o os usu\u00e1rios\/clientes. Por\u00e9m, al\u00e9m deles tamb\u00e9m temos todos os que interagem, diretamente ou indiretamente, com o produto, trabalham utilizando os resultados obtidos pelas pessoas que o usam, ou ser\u00e3o impactados pelos deploys e pela opera\u00e7\u00e3o do produto. Alguns exemplos s\u00e3o:<\/p>\n<\/div>\n Podemos ainda classificar os Stakeholders de produto<\/strong>\u00a0em\u00a0tr\u00eas<\/strong>\u00a0outras categorias, dependendo da sua intera\u00e7\u00e3o com o produto, para termos maior visibilidade do grau de impacto que eles tem com o produto:<\/p>\n<\/div>\n Os Stakeholders de projeto<\/strong>\u00a0s\u00e3o todos aqueles que tem interesse no sucesso do projeto no qual o produto est\u00e1 sendo desenvolvido. \u00c9 responsabilidade deles analisar o cumprimento de prazos, custos determinados e como o produto est\u00e1 sendo constru\u00eddo. Alguns exemplos s\u00e3o:<\/p>\n<\/div>\n Ap\u00f3s terminada a classifica\u00e7\u00e3o desses Stakeholders<\/em>, devemos identificar um a um qual o n\u00edvel de envolvimento necess\u00e1rio de cada um deles. Existem\u00a0quatro<\/strong>\u00a0n\u00edveis de envolvimento que podemos utilizar, s\u00e3o eles:<\/p>\n<\/div>\n Caso tenha dificuldade de saber em qual n\u00edvel de envolvimento o Stakeholder<\/em>\u00a0se situa, podemos utilizar uma matriz de Influ\u00eancia por Interesse, como na figura abaixo:<\/p>\n<\/div>\n <\/p>\n Agora que temos mapeados e classificados os nossos Stakeholders<\/em>, devemos entender quais as necessidades de projeto ou de produto que cada um deles tem. Com isso, podemos criar uma tabela simples com uma linha por Stakeholder<\/em>, como no exemplo abaixo:<\/p>\n<\/div>\n <\/p>\n Bem, dado que mapear Stakeholders<\/em>\u00a0\u00e9 algo muito importante, gostaria de deixar aqui 2 principais dicas para otimizar a aplica\u00e7\u00e3o da pr\u00e1ticas que uso no dia a dia, s\u00e3o elas:<\/p>\n<\/div>\n \u200b E voc\u00ea, tem feito mapeamento de\u00a0Stakeholders<\/em>\u00a0em seus projetos ? Qual tem sido o maior ganho desse aumento de visibilidade ? Conte para n\u00f3s nos coment\u00e1rios abaixo ou no Twitter @plataformatecbr.<\/p>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Ser\u00e1 que desenvolver produtos digitais envolve apenas compreender as necessidades das pessoas usu\u00e1rias? Como fica a gest\u00e3o das expectativas de quem est\u00e1 dentro da empresa (por exemplo: \u00e1reas de neg\u00f3cio, atendimento etc.)? Faz sentido se preocupar com pessoas que nem demandaram as evolu\u00e7\u00f5es e melhorias do produto? 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