{"id":9301,"date":"2019-09-09T15:57:01","date_gmt":"2019-09-09T18:57:01","guid":{"rendered":"http:\/\/blog.plataformatec.com.br\/?p=9301"},"modified":"2019-09-09T16:42:08","modified_gmt":"2019-09-09T19:42:08","slug":"desenvolvendo-um-olhar-de-produto-na-organizacao","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/blog.plataformatec.com.br\/2019\/09\/desenvolvendo-um-olhar-de-produto-na-organizacao\/","title":{"rendered":"Desenvolvendo um olhar de produto na organiza\u00e7\u00e3o"},"content":{"rendered":"\n

\u00c9 poss\u00edvel observar um interesse das empresas em migrar seu modelo de gest\u00e3o para uma perspectiva de entrega de produto ou servi\u00e7o digital.<\/p>\n\n\n\n

Inspiradas por estruturas org\u00e2nicas e multidisciplinares que v\u00e3o contra as pr\u00e1ticas que padronizam e especializam o trabalho, as empresas est\u00e3o em busca de entregar novas formas de proposta de valor aos clientes, utilizando de maneira efetiva os meios digitais e mantendo sua vantagem competitiva em um mercado que exige uma reconfigura\u00e7\u00e3o constante das suas pr\u00e1ticas, dos seus processos, dos recursos tecnol\u00f3gicos, dos pap\u00e9is e das suas equipes.<\/p>\n\n\n\n

Se voc\u00ea atua em uma empresa que j\u00e1 nasceu digital, \u00e9 prov\u00e1vel que alguns conceitos modernos j\u00e1 fa\u00e7am parte da sua rotina, tais como jornada de usu\u00e1rio, desenvolvimento de solu\u00e7\u00f5es centradas nas pessoas clientes, ciclos constantes de feedback, colabora\u00e7\u00e3o entre as diferentes especialidades do neg\u00f3cio para melhorar os resultados da empresa, modelos de bonifica\u00e7\u00e3o que privilegiem o todo e entregas cont\u00ednuas de software.<\/p>\n\n\n\n

Contudo, existem empresas que est\u00e3o inseridas em um cen\u00e1rio onde o sucesso \u00e9 medido por projetos entregues dentro do prazo, custo e escopo. Al\u00e9m disso, os ciclos de entrega de software acabam sendo anuais, tamanha a complexidade na arquitetura tecnol\u00f3gica. J\u00e1 o modelo de bonifica\u00e7\u00e3o fica limitado aos silos criados pelos diferentes departamentos, o que pode produzir resultados locais positivos, por\u00e9m, com perdas quando h\u00e1 uma consolida\u00e7\u00e3o da vis\u00e3o global. Por fim, a opini\u00e3o das pessoas clientes torna-se algo distante do cotidiano de quem est\u00e1 na opera\u00e7\u00e3o do neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n

A seguir, gostaria de compartilhar 5 dicas de como voc\u00ea pode promover uma gest\u00e3o por produtos digitais na sua empresa.<\/p>\n\n\n\n

1) Entenda a estrutura de governan\u00e7a da empresa<\/h2>\n\n\n\n

Antes de pensar em come\u00e7ar um processo de transforma\u00e7\u00e3o, tenha em mente qual \u00e9 o estilo de governan\u00e7a que prevalece no seu ambiente. Para isso, sugiro a leitura do trabalho publicado por Grandori e Furnari (artigo original dispon\u00edvel aqui<\/a>).<\/p>\n\n\n\n

Em linhas gerais, o artigo apresenta que os neg\u00f3cios inovadores combinam diferentes tipos de estruturas de governan\u00e7a interna caracterizadas por:<\/p>\n\n\n\n