{"id":9301,"date":"2019-09-09T15:57:01","date_gmt":"2019-09-09T18:57:01","guid":{"rendered":"http:\/\/blog.plataformatec.com.br\/?p=9301"},"modified":"2019-09-09T16:42:08","modified_gmt":"2019-09-09T19:42:08","slug":"desenvolvendo-um-olhar-de-produto-na-organizacao","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/blog.plataformatec.com.br\/2019\/09\/desenvolvendo-um-olhar-de-produto-na-organizacao\/","title":{"rendered":"Desenvolvendo um olhar de produto na organiza\u00e7\u00e3o"},"content":{"rendered":"\n
\u00c9 poss\u00edvel observar um interesse das empresas em migrar seu modelo de gest\u00e3o para uma perspectiva de entrega de produto ou servi\u00e7o digital.<\/p>\n\n\n\n
Inspiradas por estruturas org\u00e2nicas e multidisciplinares que v\u00e3o contra as pr\u00e1ticas que padronizam e especializam o trabalho, as empresas est\u00e3o em busca de entregar novas formas de proposta de valor aos clientes, utilizando de maneira efetiva os meios digitais e mantendo sua vantagem competitiva em um mercado que exige uma reconfigura\u00e7\u00e3o constante das suas pr\u00e1ticas, dos seus processos, dos recursos tecnol\u00f3gicos, dos pap\u00e9is e das suas equipes.<\/p>\n\n\n\n
Se voc\u00ea atua em uma empresa que j\u00e1 nasceu digital, \u00e9 prov\u00e1vel que alguns conceitos modernos j\u00e1 fa\u00e7am parte da sua rotina, tais como jornada de usu\u00e1rio, desenvolvimento de solu\u00e7\u00f5es centradas nas pessoas clientes, ciclos constantes de feedback, colabora\u00e7\u00e3o entre as diferentes especialidades do neg\u00f3cio para melhorar os resultados da empresa, modelos de bonifica\u00e7\u00e3o que privilegiem o todo e entregas cont\u00ednuas de software.<\/p>\n\n\n\n
Contudo, existem empresas que est\u00e3o inseridas em um cen\u00e1rio onde o sucesso \u00e9 medido por projetos entregues dentro do prazo, custo e escopo. Al\u00e9m disso, os ciclos de entrega de software acabam sendo anuais, tamanha a complexidade na arquitetura tecnol\u00f3gica. J\u00e1 o modelo de bonifica\u00e7\u00e3o fica limitado aos silos criados pelos diferentes departamentos, o que pode produzir resultados locais positivos, por\u00e9m, com perdas quando h\u00e1 uma consolida\u00e7\u00e3o da vis\u00e3o global. Por fim, a opini\u00e3o das pessoas clientes torna-se algo distante do cotidiano de quem est\u00e1 na opera\u00e7\u00e3o do neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n
A seguir, gostaria de compartilhar 5 dicas de como voc\u00ea pode promover uma gest\u00e3o por produtos digitais na sua empresa.<\/p>\n\n\n\n
Antes de pensar em come\u00e7ar um processo de transforma\u00e7\u00e3o, tenha em mente qual \u00e9 o estilo de governan\u00e7a que prevalece no seu ambiente. Para isso, sugiro a leitura do trabalho publicado por Grandori e Furnari (artigo original dispon\u00edvel aqui<\/a>).<\/p>\n\n\n\n Em linhas gerais, o artigo apresenta que os neg\u00f3cios inovadores combinam diferentes tipos de estruturas de governan\u00e7a interna caracterizadas por:<\/p>\n\n\n\n Se as pr\u00e1ticas da sua organiza\u00e7\u00e3o t\u00eam como foco o resultado (mercado), provavelmente voc\u00ea ter\u00e1 dificuldades em desenvolver uma base de colabora\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n Se h\u00e1 um excesso de burocracia, a efici\u00eancia das a\u00e7\u00f5es ser\u00e1 prejudicada e a agilidade necess\u00e1ria ficar\u00e1 limitada.<\/p>\n\n\n\n Se n\u00e3o existe uma cultura de trabalho em equipe e distribui\u00e7\u00e3o das responsabilidades, os silos e as camadas hier\u00e1rquicas ser\u00e3o fatores limitantes para a inova\u00e7\u00e3o e a constru\u00e7\u00e3o de uma vis\u00e3o sist\u00eamica da cadeia de valor.<\/p>\n\n\n\n Nem todas as organiza\u00e7\u00f5es ter\u00e3o um estilo de governan\u00e7a prop\u00edcio para combinar inova\u00e7\u00e3o, coopera\u00e7\u00e3o e gera\u00e7\u00e3o de resultado.<\/p>\n\n\n\n Agora que voc\u00ea conhece os diferentes estilos de governan\u00e7a, algumas reflex\u00f5es podem ser interessantes como:<\/p>\n\n\n\n Provavelmente ao fazer qualquer tipo de mudan\u00e7a voc\u00ea se deparar\u00e1 com alguma resist\u00eancia de pessoas que est\u00e3o nas camadas intermedi\u00e1rias da organiza\u00e7\u00e3o (gest\u00e3o, coordena\u00e7\u00e3o e afins).<\/p>\n\n\n\n Em grande parte dos casos, a diretoria e a equipe operacional estar\u00e3o compradas de que mudar a mentalidade para trabalhar de forma mais digital \u00e9 necess\u00e1ria a fim de garantir a sustentabilidade da empresa. No entanto, pessoas que se encontram no meio da cadeia hier\u00e1rquica se sentir\u00e3o amea\u00e7adas e poder\u00e3o n\u00e3o apoiar a transforma\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n Ao inv\u00e9s de julgar e ignorar essas pessoas, identifique as que est\u00e3o interessadas em favorecer a mudan\u00e7a, utilize os canais gerenciados por elas para promover um senso de urg\u00eancia e utilize o capital social delas para refor\u00e7ar as motiva\u00e7\u00f5es da transi\u00e7\u00e3o que acontecer\u00e1.<\/p>\n\n\n\n H\u00e1 situa\u00e7\u00f5es em que a resist\u00eancia \u00e9 t\u00e3o grande que a pessoa realmente n\u00e3o consegue dar uma oportunidade \u00e0 mudan\u00e7a e infelizmente ela pode passar a n\u00e3o fazer mais parte da empresa, por n\u00e3o conseguir se adaptar ao momento atual. Isso faz parte do processo. Mas em linhas gerais, procure embarcar a camada m\u00e9dia no prop\u00f3sito da mudan\u00e7a e utilize-a como promotora da transforma\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n Tenho observado nas empresas que uma mudan\u00e7a para a mentalidade de produto digital depende da combina\u00e7\u00e3o do alinhamento e da dire\u00e7\u00e3o constru\u00eddas com a robustez da estrutura organizacional.<\/p>\n\n\n\n Para garantir o alinhamento e a constru\u00e7\u00e3o de objetivos consistentes \u00e9 importante que exista uma clareza no modelo de neg\u00f3cio da empresa, sua estrat\u00e9gia esteja clara e que haja visibilidade dos indicadores de performance utilizados para guiar a sa\u00fade do neg\u00f3cio. Sem um norte que combine estes elementos, a vis\u00e3o da empresa ficar\u00e1 perdida.<\/p>\n\n\n\n As pessoas e as equipes precisam entender que o trabalho delas est\u00e1 conectado diretamente com a sustentabilidade do neg\u00f3cio<\/a>. Al\u00e9m do mais, a alta gest\u00e3o precisa trazer foco e um senso de prioriza\u00e7\u00e3o para as iniciativas que s\u00e3o demandadas.<\/p>\n\n\n\n Sem alinhamento e direcionamento, as pessoas ficar\u00e3o presas ao modelo de reconhecimento pela entrega ao inv\u00e9s de focar no resultado que est\u00e1 sendo gerado para o todo.<\/p>\n\n\n\n Para que os objetivos sejam entregues em um universo digital em constante mudan\u00e7a, a empresa precisa desenvolver uma capacidade de execu\u00e7\u00e3o que \u00e9 sustentada por pessoas habilitadas, processos enxutos e uma arquitetura de software flex\u00edvel.<\/p>\n\n\n\n Se a empresa n\u00e3o cria mecanismos para formar as pessoas, n\u00e3o simplifica os processos de desenvolvimento de software e n\u00e3o enxerga a tecnologia como um ativo estrat\u00e9gico que precisa ser constantemente evolu\u00eddo, ela dificilmente criar\u00e1 resultados de neg\u00f3cio de forma assertiva atrav\u00e9s do meio digital.<\/p>\n\n\n\n Costumo dizer que n\u00e3o existe entrega de produto no contexto digital sem pr\u00e1ticas de engenharia de software e sem processos que privilegiam uma cultura de aprendizagem e resolu\u00e7\u00e3o de problemas.<\/p>\n\n\n\n Conhecer a jornada com que as pessoas clientes interagem com os produtos e servi\u00e7os da organiza\u00e7\u00e3o \u00e9 a base para a constru\u00e7\u00e3o de solu\u00e7\u00f5es digitais que possibilitem melhores experi\u00eancias.<\/p>\n\n\n\n Captar o que \u00e9 sucesso para as pessoas consumidoras e traduzir tais crit\u00e9rios em produtos digitais incr\u00edveis \u00e9 um dos grandes desafios de um processo de mudan\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n Algumas t\u00e9cnicas que tenho recomendado para as pessoas aplicarem quando desejam construir uma vis\u00e3o orientada ao resultado s\u00e3o:<\/p>\n\n\n\n Sem uma vis\u00e3o sist\u00eamica (modo de ir\u00f4nia ativado<\/strong>) n\u00e3o h\u00e1 raio squaditizador<\/em> que crie produtos que ser\u00e3o \u00fateis para as pessoas.<\/p>\n\n\n\n Se voc\u00ea \u00e9 um departamento de Tecnologia da Informa\u00e7\u00e3o e n\u00e3o tem autonomia para influenciar o fluxo de aquisi\u00e7\u00e3o do servi\u00e7o que a sua empresa oferece, voc\u00ea n\u00e3o deveria ser chamado de squad<\/em>. O mesmo se aplica se voc\u00ea \u00e9 uma \u00e1rea de canais digitais que planeja o projeto perfeito de desenvolvimento de um aplicativo m\u00f3vel, espera 12 meses para receber a solu\u00e7\u00e3o que algu\u00e9m fez e depois n\u00e3o tem ideia de como evoluir o artefato entregue.<\/p>\n\n\n\n Nos casos citados acima, a departamentaliza\u00e7\u00e3o gera barreiras para a cria\u00e7\u00e3o de uma vis\u00e3o sist\u00eamica e inibe a colabora\u00e7\u00e3o necess\u00e1ria para o desenvolvimento de produtos.<\/p>\n\n\n\n Desenvolver e preservar equipes que combinem todas as disciplinas necess\u00e1rias para solucionar os problemas das pessoas que s\u00e3o clientes garantir\u00e1 produtos em constante conex\u00e3o com as necessidades do neg\u00f3cio (ex: novas receitas, aumento na satisfa\u00e7\u00e3o das pessoas clientes, redu\u00e7\u00e3o dos custos etc.) e com o prop\u00f3sito de melhorar a experi\u00eancia de quem usa.<\/p>\n\n\n\n Seguindo a sugest\u00e3o do m\u00e9todo de gest\u00e3o Kanban que diz para come\u00e7armos com o que fazemos hoje e respeitarmos os pap\u00e9is existentes, deixo como \u00faltima dica a busca pela aplica\u00e7\u00e3o das tr\u00eas disciplinas que est\u00e3o por tr\u00e1s da constru\u00e7\u00e3o de produtos digitais ao inv\u00e9s de uma abordagem revolucion\u00e1ria de mudan\u00e7a organizacional.<\/p>\n\n\n\n A primeira disciplina \u00e9 o marketing de produto<\/strong> que tem como foco desenvolver processos para promover e vender produtos para as pessoas clientes. Al\u00e9m disso, \u00e9 uma fun\u00e7\u00e3o intermedi\u00e1ria entre a cria\u00e7\u00e3o de produtos e o aumento do reconhecimento da marca.<\/p>\n\n\n\n Pensando no movimento de cria\u00e7\u00e3o de produtos digitais, ter um bom marketing de produto ajudar\u00e1 na aquisi\u00e7\u00e3o e reten\u00e7\u00e3o de clientes, bem como na promo\u00e7\u00e3o da empresa como marca provedora de solu\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n A segunda disciplina \u00e9 a gest\u00e3o de produto<\/strong> que pode ser resumida como o processo que se concentra em criar ou promover produtos\/servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n Conforme definido pelo Joaquim Torres – Joca<\/a>, a gest\u00e3o de produto \u00e9 uma fun\u00e7\u00e3o que cuida da conex\u00e3o entre os objetivos estrat\u00e9gicos e a experi\u00eancia das pessoas clientes, al\u00e9m de relacionar as a\u00e7\u00f5es do produto com uma vis\u00e3o global da empresa.<\/p>\n\n\n\n Uma boa gest\u00e3o de produtos ajudar\u00e1 a empresa na constru\u00e7\u00e3o de um portf\u00f3lio saud\u00e1vel de solu\u00e7\u00f5es (deixo aqui a refer\u00eancia de um texto que escrevi sobre como avaliar os est\u00e1gios de um portf\u00f3lio de produtos<\/a>).<\/p>\n\n\n\n A \u00faltima, mas nem por isso menos importante disciplina \u00e9 a de desenvolvimento de produto<\/strong>, que representa a forma como constru\u00edmos as solu\u00e7\u00f5es. Pr\u00e1ticas \u00e1geis de gest\u00e3o de projetos s\u00e3o excelentes aliadas na busca de promovermos ambientes colaborativos, com alta visibilidade e com entregas que permitam feedbacks constantes.<\/p>\n\n\n\n Dado que estamos tratando de produtos digitais, n\u00e3o devemos ignorar pr\u00e1ticas de engenharia de software como integra\u00e7\u00e3o cont\u00ednua, entregas automatizadas e uma base de c\u00f3digo bem gerida. Tais mecanismos permitir\u00e3o uma otimiza\u00e7\u00e3o no fluxo de entrega e garantir\u00e3o um resultado final de qualidade.<\/p>\n\n\n\n Ao dominar Marketing, gest\u00e3o e desenvolvimento de produto, sua empresa conceber\u00e1 solu\u00e7\u00f5es digitais eficazes nas resolu\u00e7\u00f5es dos problemas, conectadas com as necessidades de quem usa e de forma eficiente.<\/p>\n\n\n\n Segundo uma mat\u00e9ria recente da Gartner<\/a>, at\u00e9 2020, as organiza\u00e7\u00f5es que adotarem um modelo de gerenciamento de produtos superar\u00e3o as que n\u00e3o o fizerem.<\/p>\n\n\n\n A transforma\u00e7\u00e3o digital tem exigido que as empresas saibam incorporar novas tecnologias na oferta de seus produtos\/servi\u00e7os, mudem a forma como criam valor para os clientes atrav\u00e9s de canais digitais, revejam constantemente seu modelo de neg\u00f3cios para usufru\u00edrem dos artefatos digitais e repensem suas estruturas para reduzir os custos de coordena\u00e7\u00e3o. Diante deste cen\u00e1rio, uma das formas de sobreviver passa por enxergar sua empresa com a lente de produtos digitais.<\/p>\n\n\n\n Qual a sua opini\u00e3o sobre o que compartilhei neste texto? Quais est\u00e3o sendo os desafios neste processo de mudan\u00e7a para produtos no seu ambiente? N\u00e3o deixe de comentar abaixo ou enviar um e-mail para contagil@plataformatec.com.br<\/a>!<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" \u00c9 poss\u00edvel observar um interesse das empresas em migrar seu modelo de gest\u00e3o para uma perspectiva de entrega de produto ou servi\u00e7o digital. 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3) Gerencie os dom\u00ednios de uma cultura de produto digital<\/h2>\n\n\n\n
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4) Construa uma vis\u00e3o sist\u00eamica e promova equipes multidisciplinares<\/h2>\n\n\n\n
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5) As tr\u00eas disciplinas necess\u00e1rias para uma boa gest\u00e3o de produto<\/h2>\n\n\n\n
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Conclus\u00e3o<\/h2>\n\n\n\n