{"id":9487,"date":"2019-10-30T15:50:30","date_gmt":"2019-10-30T18:50:30","guid":{"rendered":"http:\/\/blog.plataformatec.com.br\/?p=9487"},"modified":"2019-12-19T17:25:54","modified_gmt":"2019-12-19T19:25:54","slug":"o-papel-do-lider-de-produto","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/blog.plataformatec.com.br\/2019\/10\/o-papel-do-lider-de-produto\/","title":{"rendered":"O Papel do L\u00edder de Produto"},"content":{"rendered":"\n

<\/p>\n\n\n\n

Qual a sua teoria favorita sobre o papel de um l\u00edder? Para mim um resumo perfeito \u00e9 esta fala do Jack Welch em What is the role of a leader<\/a>. Em resumo, sem a pretens\u00e3o de captar a emo\u00e7\u00e3o de ouvi-lo:<\/p>\n\n\n\n

  1. Ser o \u201cChief Meaning Officer\u201d! Deixar claro para todas as pessoas \u00e0 sua volta: para onde voc\u00ea est\u00e1 indo, por que voc\u00ea est\u00e1 indo e, mais importante, o que haver\u00e1 para elas quando elas chegarem l\u00e1 com voc\u00ea.<\/li>
  2. Remover os impedimentos do caminho para que as pessoas possam agir e fazer as coisas acontecerem. Quebre os silos, se livre das burocracias.<\/li>
  3. Ser generoso. Vibrar com o sucesso das pessoas.<\/li>
  4. Ser o \u201cChief Fun Officer\u201d. D\u00ea seus pulos para tornar o trabalho divertido!<\/li><\/ol>\n\n\n\n

    E qual o papel de um l\u00edder em uma empresa de produtos digitais? N\u00e3o deve ser nada diferente disso, certo? Mas afinal, como traduzir estes conceitos para a realidade de uma empresa de produtos?<\/p>\n\n\n\n

    Trazendo para este contexto, quem melhor traduz o papel de um l\u00edder \u00e9 o Marty Cagan em Empowered Product Teams<\/a>. Na minha opini\u00e3o, este conte\u00fado \u00e9 o mais relevante que ele publicou direcionado para l\u00edderes que est\u00e3o \u00e0 frente de empresas de produtos digitais. E por que \u00e9 t\u00e3o relevante? Porque coloca de uma forma mais tang\u00edvel estrat\u00e9gia e cultura, temas muito falados mas pouco colocados em pr\u00e1tica.<\/p>\n\n\n\n

    Motivos de resist\u00eancia da lideran\u00e7a<\/h3>\n\n\n\n

    Um t\u00f3pico bem interessante deste artigo \u00e9 a explica\u00e7\u00e3o do por que l\u00edderes resistem tanto para empoderar seus times e continuam mantendo o estilo comando-controle.<\/p>\n\n\n\n

    Segundo ele, existem duas formas de gerenciar uma empresa de produto:<\/p>\n\n\n\n