{"id":9487,"date":"2019-10-30T15:50:30","date_gmt":"2019-10-30T18:50:30","guid":{"rendered":"http:\/\/blog.plataformatec.com.br\/?p=9487"},"modified":"2019-12-19T17:25:54","modified_gmt":"2019-12-19T19:25:54","slug":"o-papel-do-lider-de-produto","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/blog.plataformatec.com.br\/2019\/10\/o-papel-do-lider-de-produto\/","title":{"rendered":"O Papel do L\u00edder de Produto"},"content":{"rendered":"\n
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Qual a sua teoria favorita sobre o papel de um l\u00edder? Para mim um resumo perfeito \u00e9 esta fala do Jack Welch em What is the role of a leader<\/a>. Em resumo, sem a pretens\u00e3o de captar a emo\u00e7\u00e3o de ouvi-lo:<\/p>\n\n\n\n E qual o papel de um l\u00edder em uma empresa de produtos digitais? N\u00e3o deve ser nada diferente disso, certo? Mas afinal, como traduzir estes conceitos para a realidade de uma empresa de produtos?<\/p>\n\n\n\n Trazendo para este contexto, quem melhor traduz o papel de um l\u00edder \u00e9 o Marty Cagan em Empowered Product Teams<\/a>. Na minha opini\u00e3o, este conte\u00fado \u00e9 o mais relevante que ele publicou direcionado para l\u00edderes que est\u00e3o \u00e0 frente de empresas de produtos digitais. E por que \u00e9 t\u00e3o relevante? Porque coloca de uma forma mais tang\u00edvel estrat\u00e9gia e cultura, temas muito falados mas pouco colocados em pr\u00e1tica.<\/p>\n\n\n\n Um t\u00f3pico bem interessante deste artigo \u00e9 a explica\u00e7\u00e3o do por que l\u00edderes resistem tanto para empoderar seus times e continuam mantendo o estilo comando-controle.<\/p>\n\n\n\n Segundo ele, existem duas formas de gerenciar uma empresa de produto:<\/p>\n\n\n\n Marty Cagan conta que conversou com CEOs de v\u00e1rias empresas para entender porque eles continuam trabalhando do jeito errado com desenvolvimento de produtos, mesmo conhecendo o jeito certo. A resposta foi \u201cfalta de confian\u00e7a\u201d no time. A cren\u00e7a \u00e9 que este modelo de trabalho (o jeito certo) s\u00f3 funciona em empresas que podem contratar profissionais extraordin\u00e1rios, como os do Google, Netflix, etc.<\/p>\n\n\n\n O curioso \u00e9 que j\u00e1 existem muitos estudos que comprovam que times de alto desempenho n\u00e3o s\u00e3o formados por estrelas, mas sim por pessoas comuns. Ali\u00e1s, estrelas muitas vezes atrapalham!<\/p>\n\n\n\n \u201cThey would be surprised at how ordinary the vast majority of the members of these company\u2019s product teams actually are, and that maybe the important difference lies elsewhere.\u201d<\/p>\n\n\n\n Outra justificativa comum para n\u00e3o empoderar os times \u00e9 \u201cpessoas de tecnologia n\u00e3o entendem de neg\u00f3cios\u201d! Quem de tecnologia j\u00e1 n\u00e3o precisou respirar bem fundo quando ouviu esta frase? Times de produto precisam do contexto de neg\u00f3cio, para que possam descobrir a melhor forma de resolver problemas dos clientes.<\/p>\n\n\n\n A falta de confian\u00e7a certamente n\u00e3o \u00e9 um problema f\u00e1cil de resolver, j\u00e1 que em muitas situa\u00e7\u00f5es os times s\u00e3o de fato muito inexperientes. Mas \u00e9 importante caminhar nesta dire\u00e7\u00e3o, desenvolvendo as pessoas para que elas possam atuar do jeito certo. Definitivamente, entrar em um ciclo vicioso de falta de estrat\u00e9gia, time inexperiente e comando-controle, n\u00e3o \u00e9 um bom caminho!<\/p>\n\n\n\n Trazendo para o contexto de empresas de produto, como ser o \u201cChief Meaning Officer\u201d? Ou seja, como deixar claro para as pessoas para onde voc\u00ea est\u00e1 indo e por que. A Vis\u00e3o e Estrat\u00e9gia de produto s\u00e3o essenciais para trazer este significado e dar um direcionamento ao time, para ele possa trabalhar de forma aut\u00f4noma.<\/p>\n\n\n\n A vis\u00e3o de produto descreve o futuro que queremos criar, em 2 a 5 anos. A import\u00e2ncia desta vis\u00e3o \u00e9 setar um norte inspirador e delimitar um contexto de atua\u00e7\u00e3o. Em startups<\/em>, \u00e9 muito comum o foco do produto principal ir se perdendo ou o escopo de atua\u00e7\u00e3o ficar muito amplo. Isto acontece principalmente quando empresas recebem investimentos e come\u00e7am a diversificar o portf\u00f3lio. Sem uma vis\u00e3o para guiar e delimitar as fronteiras, os times de produto podem ficar sem foco, n\u00e3o atingirem resultados e a lideran\u00e7a voltar a assumir o estilo comando-controle.<\/p>\n\n\n\n A estrat\u00e9gia define qual caminho precisa ser seguido para se alcan\u00e7ar a vis\u00e3o. Um erro comum na defini\u00e7\u00e3o da estrat\u00e9gia \u00e9 n\u00e3o fazer uma reflex\u00e3o do momento atual e tra\u00e7ar uma estrat\u00e9gia pouco realista. Em Escaping the Building Trap<\/a>, Melissa Peri apresenta um framework<\/em> bem interessante para defini\u00e7\u00e3o de estrat\u00e9gia.<\/p>\n\n\n\n Outro artefato, o Product Principles<\/a>, tamb\u00e9m ajuda a delimitar o contexto e facilita decis\u00f5es em prioriza\u00e7\u00e3o. Os princ\u00edpios descrevem a natureza dos produtos que pretendemos desenvolver e reflex\u00f5es sobre nossas cren\u00e7as sobre o que \u00e9 importante.<\/p>\n\n\n\n Exemplo de coisas que podem ser interessantes explicitar no Product Principles<\/em>:<\/p>\n\n\n\n Uma vez que a Vis\u00e3o e Estrat\u00e9gia estejam definidas, como garantir que elas sejam seguidas? Em empresas com muitos times, como desdobrar a estrat\u00e9gia para os diversos times e manter o alinhamento? No artigo How to Run a Quarterly Product Strategy Meeting<\/a>, Gibson Biddle, apresenta um processo bem interessante para defini\u00e7\u00e3o de estrat\u00e9gia de times e tamb\u00e9m um passo a passo de como estruturar uma reuni\u00e3o de \u201creview\u201d de produto.<\/p>\n\n\n\n Outras fontes interessantes para entender este jeito certo de trabalhar:<\/p>\n\n\n\n Uma das responsabilidade principais de um l\u00edder de produto \u00e9 definir um norte para o produto e garantir que toda empresa esteja alinhada \u00e0 ele. Para isso:<\/p>\n\n\n\n Caso isso j\u00e1 esteja sendo feito, mas mesmo assim os times n\u00e3o estejam trabalhando com autonomia e alcan\u00e7ando resultados, vale refletir:<\/p>\n\n\n\n Como tem sido a lideran\u00e7a de produto na sua empresa? Deixe sua impress\u00e3o nos coment\u00e1rios abaixo.<\/p>\n\n\n\n\n Qual a sua teoria favorita sobre o papel de um l\u00edder? Para mim um resumo perfeito \u00e9 esta fala do Jack Welch em What is the role of a leader. Em resumo, sem a pretens\u00e3o de captar a emo\u00e7\u00e3o de ouvi-lo: Ser o \u201cChief Meaning Officer\u201d! Deixar claro para todas as pessoas \u00e0 sua volta: para … \u00bb<\/a><\/p>\n","protected":false},"author":84,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"ngg_post_thumbnail":0,"footnotes":""},"categories":[3],"tags":[123,267],"aioseo_notices":[],"jetpack_sharing_enabled":true,"jetpack_featured_media_url":"","_links":{"self":[{"href":"http:\/\/blog.plataformatec.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/9487"}],"collection":[{"href":"http:\/\/blog.plataformatec.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/blog.plataformatec.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/blog.plataformatec.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/84"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/blog.plataformatec.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=9487"}],"version-history":[{"count":18,"href":"http:\/\/blog.plataformatec.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/9487\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":9526,"href":"http:\/\/blog.plataformatec.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/9487\/revisions\/9526"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/blog.plataformatec.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=9487"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/blog.plataformatec.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=9487"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/blog.plataformatec.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=9487"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}Motivos de resist\u00eancia da lideran\u00e7a<\/h3>\n\n\n\n
Papel do l\u00edder no \u201cjeito certo\u201d de trabalhar<\/h3>\n\n\n\n
Vis\u00e3o de Produto<\/h4>\n\n\n\n
Estrat\u00e9gia de Produto<\/h4>\n\n\n\n
Mais sobre o jeito certo de trabalhar<\/h3>\n\n\n\n
Resumindo<\/h3>\n\n\n\n
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