{"id":9570,"date":"2019-12-18T14:46:00","date_gmt":"2019-12-18T16:46:00","guid":{"rendered":"http:\/\/blog.plataformatec.com.br\/?p=9570"},"modified":"2019-12-18T15:43:46","modified_gmt":"2019-12-18T17:43:46","slug":"okr-licoes-aprendidas-para-voce-comecar-a-aplica-lo-de-forma-efetiva","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/blog.plataformatec.com.br\/2019\/12\/okr-licoes-aprendidas-para-voce-comecar-a-aplica-lo-de-forma-efetiva\/","title":{"rendered":"OKR: li\u00e7\u00f5es aprendidas para voc\u00ea come\u00e7ar a aplic\u00e1-lo de forma efetiva"},"content":{"rendered":"\n
Depois do sucesso do livro Measure What Matters: How Google, Bono, and the Gates Foundation Rock the World with OKRs<\/a> de John Doerr, praticamente toda organiza\u00e7\u00e3o vem buscando utilizar OKR como forma de desdobrar seus objetivos e medir os avan\u00e7os dos resultados.<\/p>\n\n\n\n Assim como qualquer modelo, framework<\/em> ou ferramenta, existe uma tend\u00eancia natural das pessoas acreditarem que o artefato resolver\u00e1 os problemas organizacionais simplesmente por estar sendo aplicado. A partir das minhas andan\u00e7as como consultor, me deparei com diversas situa\u00e7\u00f5es onde as pessoas disseram que tentaram aplicar os OKRs e n\u00e3o obtiveram sucesso.<\/p>\n\n\n\n No texto a seguir, compartilharei um compilado de aprendizados e dicas para quem j\u00e1 lida com o framework<\/em> ou para quem est\u00e1 considerando lev\u00e1-lo para o seu dia a dia.<\/p>\n\n\n\n <\/p>\n\n\n\n Um grande desafio nas organiza\u00e7\u00f5es diz respeito a como decompor sua estrat\u00e9gia. Tudo come\u00e7a com a constru\u00e7\u00e3o de um pensamento estrat\u00e9gico que, em linhas gerais, passa por tr\u00eas grandes etapas: (1) coleta de informa\u00e7\u00f5es; (2) formula\u00e7\u00e3o de ideias; (3) planejamento das a\u00e7\u00f5es (essas diretrizes e mais dicas podem ser vistas em Strategic Thinking: A Step-by-step Approach to Strategy and Leadership<\/a>).<\/p>\n\n\n\n \u00c9 fundamental que a organiza\u00e7\u00e3o entenda o que est\u00e1 mudando no mercado em que ela atua, como a concorr\u00eancia tem se posicionado diante de tais mudan\u00e7as e como a organiza\u00e7\u00e3o est\u00e1 operando hoje.<\/p>\n\n\n\n Passada a etapa de entendimento do contexto, o pr\u00f3ximo passo de um pensamento estrat\u00e9gico \u00e9 o levantamento de desejos, hip\u00f3teses e necessidades. \u00c9 importante que a organiza\u00e7\u00e3o crie uma vis\u00e3o futura inspiradora e que garanta a sustentabilidade do neg\u00f3cio diante dos desafios que ela enfrentar\u00e1.<\/p>\n\n\n\n O \u00faltimo passo \u00e9 o planejamento daquilo que ser\u00e1 feito. A organiza\u00e7\u00e3o precisa compreender quais s\u00e3o as op\u00e7\u00f5es de a\u00e7\u00f5es e, com muita clareza, dever\u00e1 escolher o que ser\u00e1 feito e o que n\u00e3o ser\u00e1. Neste momento, \u00e9 essencial que haja uma clareza do que \u00e9 prioridade dentro de uma perspectiva de curto, m\u00e9dio e longo prazo. Costumo dizer que prioridade \u00e9 uma palavra que n\u00e3o deveria ser colocada no plural porque quando tudo \u00e9 prioridade, nada \u00e9 prioridade.1) Qual a rela\u00e7\u00e3o entre OKR e pensamento estrat\u00e9gico?<\/h2>\n\n\n\n
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