Pergunta: Em uma frase, o que é a <plataforma/>?
Resposta: É uma consultoria em engenharia de software.
Pergunta: AH! Uma fábrica de software?
Resposta: NÃO!
Fábricas são locais que produzem commodities através de processos e modelos essencialmente estabelecidos no século XVIII. A atividade de desenvolvimento de softwares é muito mais recente e comprovadamente não se adequa aos modelos de produção industriais. Para ilustrar o cenário atual, pegamos os dados referentes à 2008 da The Standish Group (CHAOS Summary 2009, The Standish Group). De acordo com o levantamento feito por eles, 64% dos projetos de desenvolvimento de software atrasaram, ultrapassaram seus orçamentos, foram entregues parcialmente ou simplesmente foram cancelados.
Então, fica a pergunta: “O que está errado com a indústria de software?”
Sob a nossa ótica, o desenvolvimento de software deve ser tratado como uma prestação de serviços cujos principais ativos são as habilidades técnicas dos desenvolvedores e a capacidade gerencial que assegure que o projeto será entregue de acordo com as necessidades do cliente e executado sem desperdícios de tempo ou dinheiro.
Softwares não devem ser “fabricados” e desenvolvedores não são máquinas.
Desenvolver software é uma prestação de serviço feita por profissionais com talentos distintos e únicos.
Você contrataria uma “Fábrica de Planejamentos Estratégicos” ou uma Consultoria Estratégica?
O ponto em questão é esclarecer que existe uma carga conceitual pesada que justifica as limitações das “fábricas de software”. É fato que elas não atendem seus clientes como deveriam.
Dado o contexto, podemos concluir este post dizendo que não somos uma fábrica de software. Nós prestamos serviços de consultoria em engenharia de software. Nós realmente acreditamos que se enxergarmos o problema sob esta perspectiva entregaremos softwares funcionais, dentro do prazo, do orçamento e que gerem valor aos nossos clientes.
Bem, sobre o nosso blog… Ele será nosso canal de comunicação com pessoas que tiverem interesse em desenvolvimento de aplicativos web. Falaremos muito sobre Ruby, Ruby on Rails e engenharia de software em geral. Esperamos que gostem! 😉
Abraços!
George, Hugo, José e Marcelo.