Um desafio comum para a maioria das empresas é cumprir com prazos e datas de lançamentos de seus produtos. Nas empresas com produtos digitais isso não é diferente. Pelo contrário, é uma situação muito corriqueira.
Nestes 10 anos como consultor, eu tive a oportunidade de testemunhar muitas equipes e respectivas lideranças lidando com situações de prazos desafiadores. Eu notei que, quando a equipe demonstrava os primeiros sinais de que o escopo e prazo estavam incompatíveis, estas lideranças adotavam um destes tipos de comportamento. Seguem abaixo:
O tipo de comportamento 01 – “estado de negação”: a liderança foca 100% no escopo (features, user stories, etc.) e entra num estado emocional de negação da realidade e começa falar para a equipe coisas como “Você só enxerga problemas! Você precisa ter uma atitude mais positiva”, “Não podemos dar este notícia para os diretores, temos que dar um jeito.”, “Você não está demonstrando comprometimento.”, “Não me traga problemas, traga soluções.”, “Vamos trabalhar até mais tarde e no final de semana até a entrega.” o problema é que esta pessoa não percebe que está se afundando numa armadilha. De maneira inconsciente, esta pessoa está se recusando a lidar com a realidade e adaptar o seu plano. Também notei que é muito comum este tipo de “liderança” reclamar que a equipe tem um desempenho ruim mas não faz nada além de reclamar e repetir frases que não melhoram a situação. Fica claro que a pessoa está fugindo da responsabilidade dos resultados. Note que este tipo de comportamento é muito improdutivo, pois não corrige a rota do projeto e destrói o moral da equipe.
Obs.: se você nunca viu uma liderança comportar-se assim, assista ao documentário FYRE Festival e surpreenda-se!
O tipo de comportamento 02 – “líder que encara a realidade e pensa em alternativas”: este tipo de liderança sensibiliza-se imediatamente quando a equipe sinaliza que existe um risco do prazo não ser cumprido. Frases comuns deste tipo de liderança são: “Ainda bem que vocês identificaram este risco agora, pois ainda temos tempo para encontrar uma alternativa.” , “Quais são as nossas opções? Qual seria a data possível para entrega do escopo total? O que é possível entregar até o prazo? Com essas informações será possível negociar com a diretoria um novo plano.“, “Considerando que o objetivo de negócios é melhorar a métrica X, qual é o escopo mínimo necessário?“. Ou seja, este tipo de líder tem um comportamento que aceita a realidade e começa a atuar em alternativas viáveis, ao invés de ficar estressando a equipe e negando-se à adaptar o plano original. É possível notar que, este é o tipo de liderança que costuma gerar mais resultados para as empresas e também é reconhecida como uma liderança legítima pela respectiva equipe.
E você, qual é o tipo de comportamento que você demonstra quando está sob pressão de prazos?
Tome cuidado para não cair no estado de negação, é muito fácil deixar isso acontecer. Tenha consciência do seu comportamento e fuja do mundo da fantasia. Encare a realidade, desenhe os cenários e negocie alternativas. Somente assim você conseguirá liderar uma equipe de maneira efetiva e gerar resultados.