De ‘Rails 3’ a ‘Project Rescue’: 5 palestras sobre Rails que valem a pena dar uma checada!

Em agosto, a Plataforma Tecnologia esteve presente de Norte ao Sul do Brasil. Nada mais, nada menos que 7.000 km foram percorridos, cinco palestras, quatro eventos e menos horas de sono de todo nosso time. Mas….. valeram cada segundo e centavo investidos!

Esse post é um agregado de todas essas palestras com os respectivos slides (os vídeos serão adicionados assim que eles tornarem disponíveis). Então vamos lá!

Oxente Rails – 05 e 06 de Agosto (Natal)

O Oxente Rails foi espetacular! Não há dúvidas de que valeu o esforço que fizemos para levar boa parte do nosso time (Carlos AntônioFabio YamateHugo Baraúna, eu (José Valim) e Vinícius Baggio) e em patrocinar o evento. Aproveitamos o espaço para agradecer o pessoal da Tink! por nos convidar para dar duas palestras e pela organização do evento, que foi impecável. Nos vemos novamente no ano que vem!

Bem, a primeira apresentação foi a minha e falei sobre algumas das ferramentas Open Source da Plataforma Tec (Devise, Simple Form e Responders):

Logo em seguida, o Hugo Baraúna falou sobre Project Rescue (um dos nossos serviços) e contou como fazemos para salvar projetos à beira de precipícios. Veja nos slides abaixo.

Além de um excelente evento, a cidade de Natal também reserva diversas surpresas. Um dia após o evento, nós e um pessoal da comunidade Rails fomos visitar as dunas e nos divertimos bastante. Valeu NATAL!

WhyDay – 19 de Agosto (São Paulo)

Após retornarmos de Natal, fui convidado a falar um pouco sobre Open Source e contribuições no Rails em comemoração ao WhyDay. Seguem os slides.

Update (feito no dia 30/ago): a InfoQ publicou o vídeo da apresentação.

A palestra foi bastante descontraída e logo após nós hackeamos um pouco:

Plataforma Tec no WhyDay

Valeu @rafaelrosafu pelo convite!

RS on Rails – 21 de Agosto (Porto Alegre)

Mas enquanto nós nos divertiamos no WhyDay aqui em São Paulo, o Carlos Antônio estava terminando a sua palestra para o RS on Rails. A palestra contemplou diversas novidades do Rails 3 como o Bundler, ARel, ActiveModel, entre outras.

Na foto abaixo, parece que o Carlos é político em campanha eleitoral. Mas na verdade ele só está dizendo que o Router é 100% compatível com Rack. Confira toda apresentação nos slides.

Carlos da PlataformaTec no RS on Rails

Valeu @felipebcabral pela organização do RS on Rails e pelo convite! Ano que vem queremos mais! =D

The Developers Conference – 21 de Agosto (São Paulo)

Enfim, após poucas horas da apresentação do Carlos Antônio em Porto Alegre, lá estava eu apresentando outra palestra sobre Rails 3 no The Developers Conference. O interessante é que as duas apresentações se complementam. No TDC, falei sobre generators e a API de notificações, enquanto que no RS on Rails o Carlos Antônio falou sobre Unobtrusive Javascript e XSS Protection. Vale a pena conferir as duas apresentações.

E mais uma vez, obrigado ao @rafaelrosafu e ao @felipero pelo convite.

Encerrando

Agosto foi um mês bem intenso, repleto de eventos bem organizados e com conteúdo muito interessante. Tanto é verdade que nós não conseguimos participar de todos eventos que gostaríamos. Mas posso dizer que estamos contentes em ver como a comunidade Ruby e Rails está crescendo de forma bastante saudável aqui no Brasil. Parabéns a todos que estavam presentes nestes eventos, como espectadores ou organizadores. Valeu comunidade Rails!

Nos vemos em Outubro no RubyConf! E não esqueçam de conferir outras palestras da Plataforma Tec no Slideshare.

One response to “De ‘Rails 3’ a ‘Project Rescue’: 5 palestras sobre Rails que valem a pena dar uma checada!”

  1. […] blogaram sobre mudanças e novas funcionalidades dele. Um post especialmente interessante é o "De ‘Rails 3′ a ‘Project Rescue’: 5 palestras sobre Rails que valem a pena dar uma checada!", que tem referências e vídeos de várias palestras que fizeram ao longo do ano, incluindo […]