Entendendo a motivação do seu time

Como líderes podem motivar suas equipes a utilizarem plenamente suas habilidades e atingirem todo o seu potencial ?

Primeiro é importante fazer um adendo: nosso papel como profissionais (e principalmente o nosso como consultores na Plataformatec) é encarar a situação das equipes como elas realmente são, não como gostaríamos que fossem. As ideias desse texto se aplicam melhor em times em formação. Se você já trabalha com uma equipe auto-organizada e motivada com suas atividades, o melhor uso desse conteúdo pode ser no nível organizacional.

Existem várias teorias que falam sobre a motivação no ramo da psicologia. Se você gosta do assunto provavelmente já ouviu falar da pirâmide de Maslow ou fatores higiênicos de Herzberg. Hoje eu vou falar sobre a fórmula de Vroom e a teoria de necessidades adquiridas. Vamos partir do pressuposto que todos os fatores básicos para Maslow e higiênicos de Herzberg (remuneração, segurança, condições de trabalho, etc) estão sendo atendidos.

Inicialmente vamos ver quais os fatores se relacionam com a motivação. Abaixo está uma adaptação da fórmula de Vroom que os ilustram e adiciona o fator tempo ao conceito original.

Valor

Valor nos diz sobre a percepção de importância que as pessoas dão para algo. Isso é individual para cada membro da equipe, alguns valorizam apenas retorno financeiro, outros preferem folgas ou serem direcionados para atividades que lhes tragam mais satisfação. Para saber o que de fato uma pessoa valoriza precisamos entender seus valores, preocupações e objetivos.

Capacidade

Capacidade é a crença que a pessoa consegue fazer o que é necessário para ganhar uma recompensa. Se um membro da equipe (ou a equipe toda) não acredita que consegue fazer algo, dificilmente vai se comprometer verdadeiramente com o seu objetivo. Quando dou aula, gosto de exemplificar para os meus alunos com a seguinte proposta: “Passo com nota 10 na matéria quem conseguir ir ao departamento do outro lado do campus e voltar com essa folha assinada em 5 minutos”. Até hoje nenhum aluno se levantou da cadeira para tentar. Para aumentar a sensação de capacidade garanta treinamento e ferramentas adequadas para os trabalhos da equipe.

Esforço

Esforço é literalmente o quanto de energia uma pessoa precisa investir para receber uma recompensa. A relação é direta ao valor percebido: quanto mais difícil for fazer algo maior precisa ser a recompensa. É o conceito básico de retorno sobre investimento na esfera individual.

Tempo

O tempo para receber a recompensa é um fator interessante. Tendemos a preferir o hoje ao invés do amanhã. Quanto mais tardia for a recompensa, menos motivados vamos estar. Isso se reflete na prática em ciclos de recompensa e feedback mais curtos. Por isso algumas empresas gostam de fazer OKRs trimestrais e ciclos de avaliações de performance curtos.

Essa fórmula pode ajudar a guiar estratégias de motivação. É importante notar que se valor e capacidade forem muito baixos ou o esforço e tempo forem muito altos, a motivação tende a ser baixa.

O que tem valor para os membros da nossa equipe?

Agora que entendemos os fatores que influenciam a motivação, vamos falar um pouco sobre a variável Valor: como entender o que os membros da nossa equipe valorizam?

Uma das teorias existentes é a das necessidades adquiridas, ela diz que buscamos 3 coisas: poder (ou controle), resultados e afiliação. Como citado no início, esse é apenas um entre vários modelos para entender valoração.

Necessidade de Poder (ou controle) é a busca por influência. Pessoas com necessidade de poder gostam de controlar as situações, são ambiciosos e autoconfiantes. Para motivar pessoas assim, lhes dê autonomia sobre seu trabalho, envolva-as na gestão estratégica e na tomada de decisão. Pessoas desse grupo que apresentam traços de empatia e que conseguem dividir o poder de escolha com seus pares podem ser futuros líderes.

A necessidade de Realização é a preocupação por excelência e conquistas através do esforço individual. São pessoas enérgicas, determinadas, que trabalham duro, apreciam feedback realista e procuram maneiras para realizar um bom trabalho. Podemos manter essas pessoas motivadas com objetivos SMART, tarefas bem definidas e um ciclo rápido de feedback.

Necessidade de Afiliação é o desejo de socializar e ser aceito pelos pares. Essas pessoas gostam de desenvolver, manter e restaurar relações pessoais próximas. São sociais, com inteligência emocional e empatia. Esses membros da sua equipe vão se sentir motivados naturalmente se puderem ajudar a desenvolver pessoas, participar de onboarding e treinamento de novos membros da equipe.

Colocando na prática

Agora que você entende melhor alguns fatores de motivação, converse com as pessoas da sua equipe e descubra o que eles buscam. Ajude-os a organizar as atividades para que cada pessoa tenha responsabilidades condizentes com a seu perfil.

Também pode ser necessário ajudar a sua organização como um todo a definir políticas e recompensas que as pessoas valorizam. Isso vai ajudar não apenas a motivação, mas também e engajamento e retenção dos talentos dos times.

Quer conversar mais sobre liderança servidora e soft-skills? Está com um problema no seu time que gostaria de ver abordado? Deixe seu comentário e sugestões sobre quais tópicos gostaria de ver nos comentários ou pelo email [email protected]

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