Quanto a empresa perde financeiramente quando o projeto atrasa?

Motivação

Um dos desafios mais comuns que você vai encarar na sua carreira, ou até mesmo em sua vida, é escolher entre uma coisa e outra. Pode ser a decisão entre ir ao restaurante japonês ou pizzaria, um projeto de 2 meses que custe $1M ou um projeto de 10 dias que custe $10k. O fato é: nós gastamos muito tempo decidindo o melhor caminho a ser seguido.

Cost of Choice

source: [xkcd](http://xkcd.com/1445/)

O que é Custo de Atraso

Custo de Atraso (Cost of Delay ou CoD em inglês) é o impacto econômico do atraso de um projeto. Em outras palavras, é quanto você deixa de ganhar se o produto, ou feature, não estiver pronto em uma certa data. O benefício do cálculo é proporcionar mais informações para tomada de decisão, do ponto de vista econômico-financeiro.

Como calcular CoD?

Para calcular o CoD você pode simplesmente estimar quanto de lucro seria esperado do projeto depois de um certo período de tempo.

Digamos que você espera que o projeto que está desenvolvendo, quando terminado, dê de retorno à empresa algo em torno de $10.000 por semana. Nesse contexto, o CoD é $10.000 / semana. Isto é, cada semana que o projeto atrasa a empresa “perde” $10.000. Não parece bom, né?

Outra métrica relacionada ao CoD é o CD3 (Custo de Atraso dividido pela duração, do inglês Cost of Delay Divided by Duration). A diferença entre ambos é que o CD3 é o CoD dividido pela duração do projeto. Essa é uma boa métrica para priorização. Você pode calculá-la da seguinte maneira:

  • Calcule o lucro semanal (ou mensal) esperado do projeto (CoD);
  • Calcule, aproximadamente, quanto tempo demorará para implementá-lo;
  • Divida o lucro pelo tempo estimado de duração do projeto.

Quanto maior o CD3, mais importante o projeto é, já que o retorno sobre o investimento seria mais rápido.

Planilha para calcular probabilidade de data de término de projetos
BAIXAR PLANILHA GRÁTIS

Tipos de CoD

Curva Padrão

Standard Curve

Em curvas padrões, o CoD do projeto aumenta quase linearmente com o tempo. Este é o jeito mais simples de calcular o CoD, já que não muda com o tempo.

Curva Urgente

Urgent Curve

Em curvas urgentes, o projeto precisa ser entregue rápido para gerar valor para empresa, caso contrário perde-se muito. Isso acontece, por exemplo, quando um competidor lança um produto similar e não há tempo suficiente para reagir e competir no mercado. Provavelmente, o CoD será muito alto, começando na semana da entrega do projeto, aumentando pouco com o tempo.

Curva de Data Fixa

Fixed Date Curve

Curvas de data fixa são o clássico exemplo de projetos com deadlines imutáveis. Nesses casos, o CoD está altamente ligado à uma data específica. O exemplo mencionado na curva urgente também é válido aqui. Outro exemplo seria um comercial de TV marcado para uma certa data, ou uma nova lei que afetará o projeto. O CoD será um pouco mais complexo. Nas primeiras semanas o CoD cresceria em ritmo moderado. Após certa semana, o custo receberia um grande impulso, depois retornaria ao crescimento moderado.

Curva Intangível

Intangible Curve

A curva intangível cobre os projetos que têm baixo CoD. Geralmente, os projetos têm baixa prioridade dentro da empresa, pois causam pouco ou nenhum impacto nos resultados. O CoD é quase estático, já que não existe muito risco em atrasar o projeto.

Como usar?

Além do conhecimento de quanto a empresa perde semanalmente caso o projeto seja atrasado, é possível utilizar o CoD como ferramenta de tomada de decisão ao priorizar projetos.

Exemplo

Digamos que você tenha dois projetos: A e B. Ambos com CoD de curvas padrão.

Projeto Lucro Semanal Duração Prevista
A $10,000 72 weeks
B $400 2 weeks

Baseado nos detalhes do projeto, alguém poderia pensar que o projeto A é mais importante que o projeto B. No entanto, se você calcular o CD3, você verá que CD3_A = 138.8; enquanto o CD3_B = 200.

Mas o que isso significa? Significa que caso você trabalhe no projeto B primeiro, você vai antecipar a geração de renda quando comparado com começar o projeto A. Ainda não acredita? Aqui está uma simulação de 75 semanas:

Número da semana Renda se A começa primeiro Renda se B começa primeiro
1 $0 – Começa A $0 – Começa B
2 $0 $0 – Termina B
3 $0 $400 – Começa A
30 $0 $11,200
72 $0 – Termina A $28,000
73 $10,000 – Começa B $28,400
74 $20,000 – Termina B $28,800 – Termina A
75 $30,400 $39,200

Ponto de atenção

É importante notar que a curva de CoD de um projeto pode mudar com o tempo. Para ilustrar, digamos que um produto nunca antes visto no mercado está sendo desenvolvido. Como não há competidores, ele segue a curva padrão. Depois de um ano de desenvolvimento, chegam notícias de que um competidor está desenvolvendo algo similar, e vão lançar o produto no dia X. A curva do projeto provavelmente seguirá a curva de data fixa, com a reta íngreme começando no dia X.

Conclusão

Você pode, e deveria, calcular o CoD toda vez que houver dúvida de qual projeto priorizar. É uma método fácil de ser calculado e, pensar em todos esses detalhes, pode proporcionar intuições sobre os projetos.

E você? O que acha de usar Custo de Atraso na priorização de projetos? Deixe seus comentários abaixo!

Planilha com Simulação de Monte Carlo

Método estatístico para calcular probabilidade (realista, otimista e pessimista) de data de término de projetos. Basta inserir os dados e você terá o gráfico com as projeções!

BAIXAR PLANILHA GRÁTIS

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone